Continuamos a nossa saga do Verão com mais curiosidades sobre o bronzeado. Já alguma vez procuraram a definição de bronzeado? É uma defesa natural da pele, desencadeada sempre que ela é exposta à radiação solar. Há um primeiro bronzeado quase imediato, que é a primeira linha de defesa da pele, mas dura apenas umas horas, e há o 'verdadeiro' bronzeado que só surge após quatro ou cinco dias de exposição. Quando há um escaldão, não só a pele fica agredida como o processo volta à estaca zero. Mesmo em pessoas morenas, o bronzeado só protege a pele até certo ponto e não dispensa a utilização de uma protecção, mesmo que seja mais baixa do que nos primeiros dias de praia.

Nesta altura do ano muito se fala de doenças como o Cancro da pele, está relacionado com a exposição ao sol. Para o prevenir, evitem as exposições nas horas de maior calor quando há maior incidência e maior radiação. Estejam especialmente atentas se têm sardas, muitos sinais e/ou antecedentes familiares da doença, e se apanharam muitos escaldões em criança (um dos grandes factores de risco e a razão porque é fundamental proteger bem os mais pequenos). É necessário ainda proteger bem as cicatrizes com protectores de SPF elevado bem como sinais e sardas.

 E porque é que com o passar do tempo nos bronzeamos com menos facilidade? Cada um de nós nasce com o seu próprio grau de melanina para usarmos ao longo da vida. Cada vez que bronzeamos gastamos um bocado do mesmo, e um escaldão é um verdadeiro desfalque. Por isso é que bronzeamos cada vez mais dificilmente com o passar dos anos e isso nota-se mais quanto mais clara é a pele.