Com o Verão a aproximar-se há muita gente preocupada com o seu corpo e com a sua aparência. Por vezes, mais preocupadas com aparência do que com a própria saúde e tenho recebido vários pedidos de ajuda por causa da dieta que fiz. Contudo de todos os casos que me aparecem como pedidos de ajuda, reparei que todos eles tinham uma coisa em comum: não resultaram. Não resultaram por diversos motivos, porque a maior parte das dietas que fizeram são dietas ready-to-wear. O que são dietas ready-to-wear? Pois bem, foi um conceito que arranjei para englobar todas as dietas que são feitas no geral, isto é, as dietas ready-to-wear normalmente são dietas pré-estipuladas.
Muita gente seguiu à regra a dieta que fiz, lá está o conceito ready-to-wear, em vez de perder tempo e ir ao nutricionista. Muita gente segue dietas pré estipuladas que lêm em livros ou que os familiares ja fizeram, dietas essas que são perigosíssimas para a nossa saúde, já para não falar da não eficácia das mesmas. As dietas que vêm em livros e em revistas, por muito sucesso que digam que têm por exemplo (podem ter resultado muito bem com algumas pessoas, mas acreditem que podem dar muitos problemas de saúde no futuro) são perigosas porque são dietas que não estão de acordo com a idade da pessoa, peso, massa gorda, IMC e todos esses parâmetros que variam de pessoa para pessoa. Só para terem uma noção, a dieta para uma mulher não é a mesma da dieta para um homem, há uma série de parametros que variam, a começar com as calorias que são ingeridas consoante a actividade de física que têm, a idade etc.
E quem fala em livros, fala na dieta que eu fiz ou que o amigo ou familiar fez e resultou, foi uma dieta que foi traçada à minha medida, consoante os meus gostos pessoais. São dietas que não são feitas de acordo com o paciente, e o que é que acontece quando fazem um tratamento que não é o indicado para o vosso problema? É exactamente a mesma situação com as dietas.Garanto-vos que não se arrependem de ir a um nutricionista, a base é sempre a mesma: vegetais, fruta e proteínas isso não muda. Mas há outros factores que podem variar consoante o vosso estado de saúde. Fiquei bastante alarmada nos últimos tempos com todos os emails e casos que me têm chegado de dietas.
O meu conselho: Percam 1 hora do vosso dia e marquem uma consulta com o nutricionista, os resultados serão melhores e o médico terá em conta os vossos gostos pessoais - sim não vos vai cortar o chocolate da vossa dieta, garanto! As dietas ready-to-wear são um perigo para a saúde, falo por experiência própria e aproveito este espaço para de alguma maneira vos passar o meu testemunho.
Ah e mentalizem-se de uma coisa: Uma dieta sem exercício físico, não vai dar resultado.
adorei.
ResponderEliminar