Porque é que há cada vez menos pessoas a optar pelas Artes e a jogar pelo seguro, há cada vez mais jovens a serem influenciados pelos pais na escolha da área ou até mesmo do curso que vão seguir, não sei se é por causa da fase que atravessamos (e supostamente os pais só querem o melhor para nós), mas é uma realidade que me deixa muito triste.

Confesso que sempre tive muito mais jeito para o departamento Humanístico, para a comunicação do que para as artes, mas sinceramente, o meu secundário foi a melhor fase da minha vida até agora. Aprendi imenso, cresci e fui guiada por grandes génios que ainda hoje são pessoas que importam o mundo para mim. O professor António Coelho e a professora Maria João Mota foram dois dos professores que mais me marcaram até hoje. É triste saber que muitos pais influenciam os filhos e tentam que eles não se dirijam para as artes, e é triste saber que quando se opta pelas Artes, ou se escolhe arquitectura, ou não se é nada. No entanto, quando há nomes a serem distinguidos no mundo da cultura ou das artes, como Joana Vasconcelos por exemplo, já há um grande orgulho em sermos portugueses e em sermos bons nas artes, mas os pais não pensam que um dia o filho pode ser a próxima Joana Vasconcelos. 

Se os pais querem assim tanto o nosso bem, porque é que não deixam os próprios filhos escolherem o próprio caminho? O dinheiro não traz a felicidade, e o facto de sermos médicos não implica que iremos ganhar mais dinheiro ou que o nosso emprego seja mais certo do que um designer ou um artista plástico. Pensem na antiguidade, os grandes génios eram todos.. artistas. Não estou a menosprezar as ciências ou dar maior importância às artes, só acho que deveriam meter os cursos de artes ao mesmo nivel que os outros. Afinal de contas, há muitos talentos escondidos provavelmente por influências de terceiros.