Na semana passada tive o prazer de conhecer o maquilhador Rubén Acosta e responsável pela marca Bobbi Brown em Espanha. O Rubén esteve em Portugal e a convite da marca, tive a oportunidade única de conhecer alguns dos seus truques e ficar a conhecê-lo melhor e aos produtos Bobbi Brown que digo-vos desde já que são FABULOSOS.


Uma das coisas importantíssimas que aprendi com o Rubén é que ao escolhermos uma base ou um corrector para o nosso tom de pele, temos de experimentar 3 a 4 tons diferentes nas nossas bochechas e quanto mais perto da zona do queixo melhor. Desta forma vamos conseguir achar o tom ideal e mais semelhante com o nosso tom de pele e conseguirmos uma maquilhagem natural, simples e perfeita.


A forma como devemos aplicar a base foi outra das coisas que o Rubén me ensinou e que de facto faz imensa diferença. Eu como me maquilho todos os dias notei realmente diferenças na forma como a base actuou e o resultado final. 

Devemos usar a ponta do pincel apenas e nunca o pincel todo, é errado usarmos o pincel completo. Vai fazer com que a base seja arrastada e não se funda correctamente com a nossa pele, contudo se usarmos apenas as pontas do pincel vamos conseguir um acabamento fabuloso e muito natural.


Como tenho a pele oleosa/mista tenho algumas imperfeições que foram tapadas com o corrector. Mais uma vez é importante realizarmos o teste das cores, vendo qual a que melhor se funde com o nosso tom de pele para um acabamento natural e simples, escondendo apenas as imperfeições.



Durante esta experiência o Rubén partilhou imensos truques e experiências de vida. Como devem calcular o Rubén já fez vários desfiles de moda, já chegou a comandar cerca de 10 maquilhadores ao mesmo tempo na correria dos bastidores de um desfile. Acreditem que maquilhar modelos em poucos minutos é um verdadeiro prodígio.


A paleta de correctores que o Rubén usou em mim é uma das coisas que costuma andar sempre com ele. Fiquei deliciada pela paleta, temos todos os tons à nossa disposição e podemos usar um dia um mais escuro ou mais rosado para taparmos as olheiras mais escuras e outro mais neutro para dar um pouco de luz à zona à volta dos olhos. Outro truque fabuloso do Rubén.


Uma das muitas coisas que aprendi também foi a usar o lápis delineador nos lábios. É uma coisa que me assusta um pouco, via sempre várias mulheres a usar e via-se sempre a diferença entre o risco do lábio e o batom e na minha opinião é algo pouco estético. Contudo o Rubén ensinou-me a usar pouco produto e seguir sempre a linha dos nossos lábios, nunca sair. Tenho os lábios pequenos e o truque é mesmo delineá-los, vão ficar mais definidos e vão parecer maiores e de facto, foi esse mesmo o resultado. 


Quando estivemos a tratar da parte dos lábios, o Rubén perguntou-me quais os tons que eu via nos meus lábios, os tons naturais que já tinha. Inicialmente não consegui ver bem o que ele pretendia, respondi apenas que tinha os lábios meio rosados mas com o tempo e com algumas pistas dele percebi que tenho também alguns tons subtis de azul e por isso mesmo o tom escolhido para o batom foi algo semelhante ao meu tom natural, um pouco mais escuro só para dar alguma cor e não fugir muito ao que estou habituada.



O Rubén usou o lápis delineador depois de colocar o batom, batom esse que foi aplicado com um pincel. Desta forma o produto vai durar muito mais tempo e a cor vai ser menos intensa. Outro truque fabuloso. Aplicou ainda um gloss transparente por cima do batom e do delineador também com o pincel para que os dois tons se fundissem e não ficassem resíduos nos cantos dos lábios o que acontece muitas vezes quando nos maquilhamos e aplicamos directamente o produto nos lábios, right?


Aplicámos o blush nas maçãs do rosto, um blush com um tom bastante forte à primeira vista e em creme. Confesso que é uma coisa que assusta um pouco porque vemos muita cor e uma cor muito escura na embalagem e como é em creme achamos que vai ficar demasiado forte. No entanto, fiquei muito surpreendida com esta fórmula, podemos trabalhá-la na perfeição e o facto de ser em creme faz com que o blush seja muito mais duradouro e seja ainda uma boa aposta pois vamos usar muito menos quantidade, fazendo com que o produto dure mais tempo. Outra agradável surpresa ao longo desta experiência. 


Passámos para o preenchimento das sobrancelhas. Como tenho alguma quantidade de sobrancelhas sempre achei que nunca precisaria de as preencher, no entanto o Rubén fez-me ver que podemos conseguir um aspecto super bonito e muito elegante preenchendo apenas os espaços. 

É necessário escolher o tom certo consoante o nosso tom natural, tentando sempre ao máximo atingir uma maquilhagem natural. Segundo o Rubén é importante que digam "Estás tão bonita" e não "Estás maquilhada".


Sempre tive imenso medo de preencher as sobrancelhas porque tive sempre receio de parecer a Frida Kahlo. Contudo o Rubén ensinou-me que com o pincel certo, um pincel angular começamos por trabalhar de dentro para fora e preenchemos apenas até ao ponto mais alto da nossa sobrancelha, depois disso passamos em movimentos suaves como se estivéssemos a deixar o pincel cair para que seja mais subtil 


Chegámos à vez do olhar. O Rubén aplicou uma sombra base para iluminar um pouco o olhar e depois usou um tom de castanho que lhe deu alguma profundidade e salientou o tom natural dos meus olhos. Aplicou a sombra nos cantos do olho e deu alguma intensidade mas sempre muito natural. Não foi necessário usar um tom mais escuro, apenas aplicou mais vezes no mesmo sítio fixando melhor o tom e dando-lhe outra intensidade. 


Para este efeito o Rubén usou um pincel mais largo e com os pêlos mais soltos e densos para lhe dar um maior controlo e ao mesmo tempo esbater o tom. É essencial termos pincéis e instrumentos bons para que o resultado seja fantástico, e tudo o que precisamos é de um pouco de treino.


Passámos para o eyeliner como etapa final. Como tenho a exensão de pestanas não foi necessária a aplicação de máscara, por isso mesmo o Rubén deu alguma expressividade ao meu olhar com os famosos cat eyes. Meninas, o próprio Rubén ensinou-me a obter o olhar perfeito, ele mesmo disse que demorou alguns anos a tentar perceber qual a melhor maneira de conseguirmos que os olhos sejam idênticos. Querem saber o truque? 

É muito fácil, tudo o que precisam de fazer é ir aplicando pequenos pontos ao longo da linha das pestanas, desta maneira sabemos que vai seguir a nossa linha natural do olho e vamos conseguir o resultado que queremos. Depois é só irmos unindo os pontos e prolongando até ao canto do olho. 



Foi uma experiência absolutamente fabulosa! Aprendi imensa coisa e conheci pessoas fabulosas, tanto a Margarida que gentilmente se fartou de tirar estas fotografias maravilhosas, tanto a Liliana que trabalha no stand e que foi uma ajuda preciosa, sempre simpática e bem disposta e claro o Rubén que é um verdadeiro artista e uma excelente pessoa. O meu mais sincero obrigada!

Podem ter acesso a uma experiência destas com a Liliana ou outra maquilhadora Bobbi Brown, tudo o que têm de fazer é passar no stand ou ligar para lá a marcar uma maquilhagem e vão aprender uma imensidão de truques e dicas e vão querer comprar tudo porque de facto os produtos Bobbi Brown são fabulosos. Só precisamos de os saber usar correctamente e tirar o maior partido deles. Confiem em mim.