Continuamos nos posts sobre coloração, desta vez venho-vos falar das dez dúvidas mais frequentes no que toca a este assunto. Depois de vos ter falado um pouco sobre a minha experiência capilar, falar-vos de como tentar remediar alguns erros de coloração, hoje venho esclarecer algumas duvidas.

Uma das questões que aparece frequentemente, o que é melhor o tonalizante ou a tinta permanente? Tanto uma como outro têm as suas vantagens e desvantagens, enquanto que o tonalizante actua apenas fora da fibra do cabelo, a tinta permanente penetra no interior da fibra e é mais agressivo, no entanto dura mais tempo do que o tonalizante. 

Esta deve ser provavelmente uma das questões mais frequentes, pintar demais o cabelo pode levar à queda? Não necessariamente, o produto age apenas nos fios do cabelo, no seu comprimento e não na raiz em si. É necessário haver um cuidado reforçado com o cabelo pintado, hidratação, cuidados com os produtos de styling e de limpeza entre outros, no entanto devemos evitar pintar o cabelo ao máximo para evitar danificar os fios e evitar que fiquem fracos e quebradiços. 


Os cabelos com alisamento ou permanentes podem ser pintados? Podem sempre ser pintados, no entanto só mesmo um especialista é que vos poderá aconselhar no que toca a este assunto porque os cabelos já sofreram um processo químico agressivo e se os pintassem sofreria outro processo quimico. O melhor mesmo é perguntarem num cabeleireiro para ver se os cabelos aguentariam a coloração ou se os ia deixar demasiado sensiveis, porque normalmente não é muito aconselhado.

A cor final vai ser sair igual à da embalagem? É dificil saber dizer se a cor vai ficar igual à da embalagem, mas a maior parte das vezes não fica. Os resultados que aparecem na lateral da embalagem por exemplo são um mero guia para sabermos se o nosso cabelo vai sofrer mudança de tom ou não e para termos uma ideia, mas geralmente os tons não se assemelham aos da embalagem. O melhor mesmo é perguntar a um especialista.

Quanto às grávidas não é aconselhável de todo pintarem o cabelo. A tinta é ainda a melhor maneira de cobrir os cabelos brancos por inteiro, hoje em dia há imensas tintas especializadas e que oferecem uma cobertura total perfeita - a L'oreal tem algumas tintas especializadas na total cobertura dos brancos. 

É muito importante respeitar o tempo de aplicação da coloração que é recomendada, caso contrário o resultado pode sair desastroso. Ultrapassar o tempo recomendado, por exemplo, deixa os quimicos a agir por mais tempo no cabelo, o que pode alterar a cor final desejada. 

Com a coloração os fios ficam mais secos e quebradiços? Sem dúvida que os cabelos ficam mais secos, estragados e sensíveis. Todos os cabelos que levam com algum quimico necessitam de hidratação extra, ainda mais se a tinta for permanente. É necessário haver hidratação intensiva. 

Com o tempo a tinta do cabelo vai saindo, mas como conseguimos manter a cor dos cabelos com coloração durante mais tempo? Se a tinta for permanente, é necessário pintar de 2 em 2 meses para a raiz crescer o suficiente, se for um tonalizante é recomendado fazer uma manutenção de mês a mês. Os shampoos para cabelos pintados e os amaciadores e máscaras são outra forma de manter o tom durante mais tempo, podem ver o vídeo onde falo de alguns produtos recomendados para cabelos pintados.