Desde que decidi voltar ao meu tom de cabelo natural que tenho recebido imensas questões sobre a coloração, todo o processo, todos os cuidados, qual a tinta que usei, qual o tom entre outras. Hoje tive um pouco mais de tempo e decidi para um pouco e explicar-vos tudo o que há para saber sobre a coloração, os prós, os contras, todo o processo, o que devemos evitar e o que devemos saber sobre este método de beleza a que muitas mulheres recorrem por todo o mundo há muitos anos já. 

Uma das coisas que eu vos aconselho vivamente é a fazerem num salão de cabeleireiro, pintar o cabelo em casa nunca dá bom resultado especialmente se for a vossa primeira vez. 

Há uma regra essencial que devemos reter na hora de pintarmos o cabelo, a tinta não vai clarear outra tinta, ou seja se acharem que ficou muito escuro, não é por pintarem por cima com um tom loiro ou muito mais claro que vai corrigir esse erro. Por isso mesmo é que digo para se aconselharem com um profissional da área, levem uma fotografia do tom de cabelo que desejam e este vai aconselhar-vos a melhor tinta ou o melhor tom. 



O cabelo tem estar bem preparado para receber a tinta, se tiverem o cabelo muito seco, as pontas muito espigadas ou amareladas a tinta vai agarrar e vai ficar bem escura porque é uma zona do cabelo que está mais sensivel e que vai receber os pigmentos na sua totalidade - foi o que aconteceu comigo quando pintei o cabelo de castanho a seguir ao verão. 

A cor que vocês desejam atingir, supostamente a cor que vem nas amostras não é a cor exacta que vamos obter no momento em que vamos pintar o cabelo, só ao fim de uns 15 dias é que a cor vai abrir e chegar ao tom que desejávamos - quando pintei o meu cabelo de castanho ele estava completamente preto e o tom que usei foi o 6.0 da INOA e ficou muito escuro inicialmente, mas ao fim de algum tempo começou a abrir e resultou nesta cor maravilhosa. É preciso ter muita paciência e não desesperar nos primeiros dias após o termos pintado.

O nosso cabelo ao fim de algum tempo vai fazer com que a tinta desbote, muitas vezes acontecem acidentes quando a tinta não é de qualidade por exemplo - loiros que viram verdes, castanhos que viram laranjas etc. É preciso usarmos produtos adequados e indicados para o cabelo pintado, existem imensos no mercado e a preços acessiveis para todas as carteiras, tenho aconselhado uma série de marcas aqui no blog que são as mais recomendadas por cabeleireiros, tais como Pureology, Kérastase ou L'oreal Professional por exemplo. 

Se querem pintar o cabelo precisam de ter como ponto de partida que vai precisar de hidratação e cuidados extra, quem não tem muita paciência ou é mais preguiçosa/desleixada, precisa de se mentalizar que o cabelo vai precisar de cuidados reforçados pois foi exposto a um processo químico e por isso mesmo é necessário que seja hidratado exaustivamente - mesmo os cabelos mais oleosos. 

Espero que vos tenha ajudado um pouco e respondido a algumas das vossas perguntas. Deixem as vossas dúvidas via comentário para que as possa responder e o que não souber, perguntar à minha cabeleireira que se disponibilizou para responder às vossas dúvidas.