Se há coisa que eu nunca entendi é porque é que muitos homens pedem para andarmos de sabrinas ou com outro tipo de sapatos rasos - sim todos nós sabemos que são o calçado mais confortável do que um bom par de saltos altos - mas o que é certo é que no fundo eles adoram uma mulher de saltos altos, pelo menos não disfarçam nada quando passa uma mulher de saltos, certo? Sabemos também que os saltos altos são desconfortáveis para usarmos durante muito tempo, e a calçada portuguesa não é propriamente a melhor passerelle para os exibirmos, mas podemos sempre usá-los noutras ocasiões que não envolvam a calçada portuguesa, ou que envolvam muito pouco dela. Os saltos altos são o objecto de desejo de muitas mulheres, mas nem sempre é fácil, até porque não queremos chegar ao fim do dia com os pés desfeitos e andarmos de havaianas o resto da semana. 

ZARA
Trago-vos então algumas dicas que me deram para encontrar o par de sapatos perfeito: 

Antes de os calçar:
1. Alturas Antes de tudo é necessário analisarmos o tamanho do salto, devemos adaptar o tamanho do salto ao nosso estilo de vida e ao nosso gosto, ou para a ocasião que é, claro. Se é a primeira vez que compram sapatos de salto não exagerem na altura e não queiram logo tacões de 18cm, optem por saltos mais baixos para aprenderem a andar e para ganharem mais confiança, depois aí sim podem partir para um novo tamanho;

2. Estilo & Cor Ao escolhermos uns sapatos não nos podemos esquecer que as cores neutras são as que são mais fáceis de conjugar, evitem sapatos com cores muito berrantes ou com padrões porque acabam por não ser tão fáceis de conjugar. Optem por sapatos nude, ou neste caso para as mais arrojadas uns sapatos neutros mas com something special como os primeiros da fotografia. 

3. Salto&Plataforma Ao escolhermos  os sapatos não nos podemos esquecer de que os sapatos agulha sem compensação à frente são os mais "dolorosos" de andar, mas os mais elegantes. Se querem optar por sapatos com salto agulha optem por uns sapatos de salto médio para começar ou para usarem no dia-a-dia. Se optarem por uns sapatos compensados à frente vão sentir-se mais confortáveis porque a diferença é compensada à frente e acabam por ser menos "dolorosos"



Experimentar: 
1. O teste do calcanhar Assim que experimentamos os sapatos na loja devemos fazer um primeiro teste, muitas das vezes a culpa nem é da maneira como andamos nos sapatos, mas sim deles. Na loja devemos testar os sapatos, um dos testes que devemos fazer com eles calçados é o de nos tentarmos meter nas pontas dos pés e de verificarmos se conseguimos elevar o calcanhar sem nos desequilibrarmos, assim vamos conseguir perceber se os sapatos são ou não são um bom partido em termos de estabilidade, mas atenção o calcanhar deve encaixar facilmente nos sapatos e não serem um tamanho acima, são sapatos, não são havaianas. 

2. Anti-contorcionista Devemos ainda verificar se os sapatos são rijos e não se dobram com facilidade, se assim o fôr deixem-os na loja porque a estrutura do sapato não deve permitir que se torne num contorcionista.  

3. Inspecção Quando escolhemos os sapatos devemos ainda inspeccionar o seu interior com as mãos, verificar como é que estão forrados e como é que é a base interior do sapato, isto é se tem algum tipo de almofada que dê algum conforto ao pé.

4. Marcha Não vale experimentar apenas um sapato, até porque e importante experimentarmos se nos aguentamos neles, se são realmente confortáveis e como é que os nossos "pés" se comportam dentro deles e se experimentarmos apenas um não vamos ter esta noção. Devemos ainda caminhar com eles dentro da loja ou no provador (por exemplo na ZARA andem um pouco na zona dos provadores e vejam como é que se sentem com eles calçados, podem chegar a pedir opinião às lojistas que pelo menos comigo dão sempre uma opinião).

5. Peito O peito do pé não deve ser em nenhuma circunstância maior do que o sapato, ou seja o sapato não pode estar apertado na zona do peito do pé, caso contrário as bolhas e o desconforto são garantidos.  Por vezes devemos pedir ainda o tamanho acima ou abaixo para experimentarmos se nos sentimos mais confortáveis com esse mesmo número do que com aquele que julgaríamos ser o nosso número, não se esqueçam que podemos variar de tamanho consoante os modelos. 

Se os sapatos passarem nestes testes, então foi uma boa compra!