Ao fim de 16 anos a fazer magia na maison Louis Vuitton, Marc Jacobs está de saída. Há muito que se especulava e se falava do assunto e hoje, no dia em que apresentou o último desfile em Paris, confirmou-se. Para além de ter apresentado uma colecção maravilhosa, apresentou um cenário preto e toda uma colecção em tons escuros, será que foi uma afirmação de luto? No final do desfile, Marc Jacobs apareceu visivelmente emocionado. 


Jacobs tem sido o director criativo da maison desde 1997 e foi quem desenhou a primeira colecção ready-to-wear. Jacobs trouxe, entre muitas coisas, peças que ficaram na história da marca como as malas com prints de graffitis, uniformes de enfermeiras e os desfiles que se tornaram verdadeiros espectáculos, com cenários grandiosos e extravagantes - o desfile do ano passado com as escadas rolantes foi provavelmente um dos meus favoritos de sempre, bem como o desfile em torno do carrossel. Marc Jacobs deixou para além de 16 anos na casa, uma nova visão para a Louis Vuitton, para além de ter recuperado ícones da moda como Kate Moss com as suas várias aparições nos desfiles da marca, deixou ainda alguns momentos que se tornaram dos mais falados na história da moda, este último desfile será mais um que ficará para a história. 

No entanto o designer não deixará o mundo da moda, vai focar-se apenas na expansão global da sua própria marca que a cada dia cresce a olhos vistos, vai focar-se exclusivamente em si e na sua marca, continuando a surpreender-nos e a deixar-nos rendidas a todas as suas peças. Quanto a sucessor, ainda não se conhece, mas os rumores já falam em Nicolas Ghesquiere, de Balenciaga.