Desde sempre que os chapéus fazem parte da história e que estão associados a várias fases da moda. Hoje em dia podemos esquecer os chapéus para ocasiões especiais e podemos usar e abusar de chapéus no dia-a-dia, seja primavera, verão, outono ou inverno. Há modelos tão diferentes que acaba por facilitar a altura do ano em que os usamos. Agora com o bom tempo os chapéus de palha são um óptimo investimento, no inverno/outono os chapéus de feltro são os eleitos, no entanto nem todos os chapéus servem para todas e é preciso saber escolher o chapéu certo. 





Quer estejam a pensar em usar um chapéu de palha ou um chapéu de feltro bem ao estilo da era do glamour de Hollywood, existem algumas regras bem simples que devemos seguir para que o look seja um sucesso. Desde as proporções certas, às relações com o nosso tipo de cara e a sua forma e às dicas de styling, passa tudo por aqui e são tudo regras que devemos ter em conta. 

  • PROPORÇÕES

No que toca a proporções podem ser aplicadas a qualquer tipo de chapéu, devemos de ter em atenção que o chapéu funciona com a nossa altura e formato da cara, por exemplo, a coroa do chapéu nunca deve ser menor do que a distância entre as nossas bochechas, depois deste passo estar completo, passamos para o comprimento do chapéu que deve estar de acordo com os nossos ombros, não deve ter exactamente o mesmo comprimento dos nossos ombros, temos de saber trabalhar com proporções, deve ser menor ou maior dependendo também da nossa altura. As meninas mais petite devem optar por chapéus do estilo fedora ou com abas menos compridas para que isto não lhes tire altura. 

  • FORMATO DA CARA
Enquanto que os bonés e os gorros funcionam para quase todos os tipos de cara, o mesmo não podemos dizer no que diz respeito aos chapéus de que hoje falamos. As caras com formato oval podem usar quase todos os chapéus, no entanto e para quem tem um formato da cara de diamante ou coração, os chapéus com abas largas não são uma opção, não são os mais favorecedores porque vão fazer com que o vosso queixo pareça mais pontiagudo.

Para as caras redondas, evitem os chapéus redondos ou pequenos, optando por chapéus com uma coroa alta para alongar a silhueta. Certifiquem-se ainda de que as abas do chapéu são mais largas do que a cara para que não torne o vosso rosto ainda mais redondo. Se o vosso rosto tem um formato rectangular ou quadrado devem escolher chapéus com linhas redondas do tipo coconut ou chapéus com abas redondas.

  • ACCESSORIZING
Ao estarmos a usar um chapéu, os acessórios são praticamente reduzidos a isso mesmo, ao chapéu. Já é uma peça marcante o suficiente, até porque é o tipo de coisas que as pessoas ainda ficam a olhar bastante na rua porque é pouco comum. Os acessórios devem ser discretos e devemos deixar que a peça de destaque seja o chapéu, tanto na praia como no dia-a-dia ou num evento formal onde o chapéu decida entrar no nosso coordenado. Deixem que esta seja a peça de destaque, mesmo que seja um chapéu mais discreto, mais vale jogar sempre pelo seguro e estarmos com um look classy e elegante do que chamar a atenção pelos motivos errados.



  • CONJUGAÇÕES
Usar um chapéu pode ser um elemento brilhante no nosso coordenado ou apenas ser mais um detalhe no look, o truque está em conjugar vários tons e padrões, não optar por um look total black por exemplo. Escolher um chapéu diferente dos tons que temos no nosso look, isto vai fazer com que o nosso look seja mais trendy.



  • O CHAPÉU PERFEITO
Mas no meio disto tudo, onde e como é que encontramos o chapéu perfeito? Experimentem, experimentem e experimentem. Se querem usar chapéus e acham que tem tudo a ver com o vosso estilo ou se gostariam de arriscar, têm de experimentar vários modelos, vários tons e ver várias lojas. Para além da ZARA e da H&M por exemplo, espreitem as lojas de rua que têm chapéus, arrisquem e procurem noutras lojas quem sabe o vosso chapéu não está por aí escondido!