Todas nós mulheres, escondemos alguns segredos, algumas preocupações e até mesmo alguns complexos com o nosso corpo. Ou não gostamos das nossas pernas, ou não gostamos dos nossos braços, achamos o nariz muito comprido ou a testa muito pequena... Gostaríamos de ser mais altas, de ter cabelo liso ou encaracolado, uns kilinhos a menos ou um bocadinho mais de peito. São algumas das coisas que passamos a vida a ouvir entre amigas, certo? 

Tal como todas as mulheres também tenho os meus complexos com o meu corpo, se antes não gostava de me ver com saias ou achava que as minhas pernas eram demasiado gordas, hoje acho que preciso de as tonificar mais, mas aprendi a viver com isso. Já sou capaz de vestir uma saia, um vestido ou uns calções e sentir-me bem com isso. No entanto, desde sempre que tive complexos com o tamanho do meu peito. Lembro-me de na minha adolescência ir comprar soutiens com a minha mãe e ter vergonha de usar soutiens push-ups porque era demasiado constrangedor pedir isso à minha mãe, ela acabava por me comprar soutiens normais e depois juntava dinheiro da minha mesada e ia comprar soutiens push-up - achava eu que ela não ia ver, mas esquecia-me do detalhe que era ela que recolhia a roupa suja e a colocava na máquina de lavar (muito esperta eu, hein?!)

Na altura que comecei a tomar a pílula até tinha alguma esperança que ele aumentasse de tamanho, até porque todas as minhas amigas que tomavam a pílula tinham tido um aumento significativo no peito... not me! not so lucky! Experimentei todos aqueles mitos e todas as estratégias das minhas amigas, desde comer peito de frango porque tinha hormonas, ovos, etc... (silly me!) mas nada resultou comigo e acho que tudo isso não passaram de mitos que nunca resultaram no meu corpo de minimeu. Podem ter resultado bem com elas, mas não comigo. Não gostava do meu corpo, era redonda e sem peito, não gostava de me ver ao espelho e muito menos de roupa interior porque era simplesmente uma bolinha. Em vez de ser uma mulher com curvas, era uma só curva. 

Acho que estou destinada a ter um peito pequeno para toda a vida, talvez um dia, porque independentemente do que se diga, quem tem peito pequeno ou ausência dele, sabe bem o quão importante é, conseguem compreender o que é vestir uma blusa e não termos um decote tão bonito como gostaríamos, ou quando chega o verão, nem todos os biquinis nos ficam bem etc. Contudo, aprendi a fazer compras nos sítios certos, depois de experimentar muitos modelos de soutiens, muitas marcas diferentes, sabemos sempre quando encontramos o modelo perfeito, é como se se tratasse de um vestido de noiva, sabemos que é aquele! Há que perder a "vergonha" e deixarmos os tabus de lado, todas nós queremos encontrar o soutien perfeito e para isso é preciso experimentarmos muito, sabermos ouvir as funcionárias das lojas que nos sabem indicar qual o melhor modelo e tamanho e perdermos algum tempo nesta pesquisa incessante pelo soutien perfeito.

É certo que nem sempre nos apetece gastar aquele dinheiro extra em roupa interior, mas acreditem que faz toda a diferença. Falo por experiência própria. Há soutiens que fazem toda a diferença e há cada vez mais modelos diferentes por onde podemos optar. Estou a renovar aos poucos a minha gaveta de roupa interior, há alguns modelos que gosto muito de usar e uns básicos que me faltam, a minha mais recente aposta foi o modelo Gioia da Intimissimi, um soutien push-up sem aros perfeito para usar com t-shirts e blusas de seda. Acaba por ser um soutien básico mas que assenta que nem uma luva, não magoa e é das coisas mais confortáveis. 

Gosto muito de soutiens e de lingerie, aliás, penso que é uma das vantagens em sermos mulheres, é podermos usar estas coisas todas lindas e que nos fazem sentir tão bem. Uma lingerie bonita e nos tamanhos certos faz milagres à nossa auto-estima, mesmo! Recheiem a gaveta de lingerie bonita, de básicos e de lingerie para ocasiões especiais. Experimentem vários modelos, várias marcas diferentes e percam algum tempo. Vão ver que vão encontrar o soutien perfeito para vocês, e quando isso acontecer, optem por comprar vários tons para usarem e abusarem. Se antes tinha vergonha de usar e falar do assunto, agora já gosto de me ver ao espelho e de comprar este tipo de peças. É uma das diferença entre sermos miúdas e sermos mulheres confiantes do nosso corpo, aceitar o que temos e tentarmos tirar partido dele ao máximo.