Decidir mudar, é o primeiro passo e o mais importante de todos. Mas e depois? What's next?

Tudo o resto vem por acréscimo, por que de facto tem de partir de nós, somos nós que temos de querer mudar, de lutar pelo nosso bem-estar e pela nossa saúde. No que toca aos hábitos alimentares, sabemos que nem sempre é fácil orientarmo-nos, até podemos comprar 54 livros com planos alimentares, mas a verdade é que se não formos orientados e acompanhados por um nutricionista, a probabilidade de voltarmos ao mesmo é muito grande. Sabemos que não devemos comer fritos, gorduras, doces com frequência, no entanto há muito mais para além disso e que devemos ter em conta. 

O nutricionista tem um papel muito importante, até porque é ele que vai tentar perceber o que gostamos e não gostamos de comer e vai incluir tudo isso no nosso plano. A verdade é que se torna tudo mais fácil quando continuamos a comer coisas de que gostamos, o truque está na quantidade e na frequência. Para além disto, já não é novidade por aqui que o nutricionista teve um papel muito importante na minha vida, fez com que conseguisse introduzir hábitos mais saudáveis no meu dia-a-dia e sem dúvida e o mais importante de tudo, não deixar de comer coisas de que gosto, além do mais não somos de ferro e, de vez em quando não resistimos. Na altura que decidi mudar o estilo de vida aprendi muita coisa sobre nutrição, percebi que misturas de alimentos é que posso e não posso fazer, aprendi a gerir quantidades, percebi quais os alimentos de sinal verde, amarelo e vermelho entre muitas outras coisas que acabaram por me manter motivada durante todo o processo e que faz de mim aquilo que sou hoje.


Actualmente há muitos nutricionistas e muito por onde escolher, e eu dou-vos 4 sugestões de 4 nutricionistas que aconselho

Na altura que decidi consultar um nutricionista, marquei na Clínica Europa, infelizmente o médico que me seguiu já não dá consultas lá, mas gostei muito de ser acompanhada por lá e sem dúvida que é um local que tenho aconselhado sempre e que algumas pessoas têm marcado consultas. Actualmente estou a ser seguida pelo Dr. André Matias que tem uma abordagem bem diferente e que pode ser mais radical para uma primeira abordagem, mas que é super eficaz e tem uma visão bem interessante e que tenho seguido e acompanhado ao longo dos últimos meses. Outra nutricionista que é muito querida é a Dra. Lilian Barros que, curiosamente, foi colega de faculdade do Dr.André Matias (como o mundo é pequeno!). A Lilian Barros é bem conhecida neste meio, não só pelo seu blog Santa Melancia mas também pelas suas publicações. Aconselho vivamente a que marquem uma consulta com ela, super simpática e vai sem dúvida traçar-vos um plano de acordo com os vossos gostos e estilos de vida, para que o processo se torne mais fácil.

Last but not least, não posso deixar de mencionar a Dra.Mónica do Hospital da Luz  isto porque é uma médica que conheci há uns meses quando marquei a primeira consulta de nutrição para a minha avó que decidiu mudar o estilo de vida - passou a saber comer bem, melhor e a fazer exercício físico adequado à sua idade e desde o início do ano até agora já perdeu quase 10kg! Estou super orgulhosa dela e sem dúvida que me deixa completamente babada. Keep going grandma!

Claro que a tudo isto se junta o exercício fisico que para além de ajudar na perda de peso, faz com que nos sintamos melhor e faz super bem à saúde. Começarmos a incluir exercício físico na nossa rotina é cada vez mais importante, não por uma questão de estética mas sim de saúde. E para que a motivação não se vá embora, aconselho um PT nos primeiros tempos ou que façam uma avaliação e peçam a um personal trainer para vos traçar um plano de treinos para que vejam resultados mais rápidos e eficazes. No Holmes Place por exemplo é exactamente isso que fazem assim que nos inscrevemos e nada melhor do que isso para ajudar a que nos mantenhamos focadas e motivadas nos nossos objectivos. O primeiro passo, e o mais difícil, já foi tomado por vocês: decidir mudar!