ASEC-2.jpg


 


época de exames finais & entrar na faculdade. 


o que posso esperar ?


 


Nesta altura do ano começam a chegar-me muitos emails e mensagens sobre a entrada na faculdade, muitas leitoras que me lêem estão em vésperas de entrar na faculdade ou com vontade de tirar uma segunda licenciatura e foi precisamente por causa de todas estas dúvidas, mensagens e emails que decidi escrever este post sobre os mitos e as verdades sobre a faculdade. 


 



 


No secundário segui o agrupamento de Artes Visuais, sabia que gostava de algo mais prático, apesar do meu jeito para o desenho nunca ter sido muito grande, o design, a história de arte e a comunicação eram três das minhas grandes paixões, e por isso acabei por ir para o agrupamento de artes. Sempre fui muito ligada às pessoas e tive a sorte de me dar sempre bem com os meus professores, acho que em todos os colégios e escolas por onde passei, houve sempre professores que me marcaram e que deixaram um pouco deles em mim. Desde a infantil até à faculdade. Durante os três anos de secundário os professores procuravam preparar-nos para "a vida lá fora" e a entrada na faculdade, o professor Coelho (de Geometria Descritiva e de Desenho), marcou certamente todos os alunos que por ele passaram. As aulas de desenho eram passadas a falar de como é a vida na faculdade, na altura contava-nos imensas histórias e havia aulas que eram só dedicadas a testemunhos de ex-alunos dele que agora estavam na faculdade. 


 


superline


 


Contavam-nos histórias de como era o dia-a-dia deles na faculdade e do que realmente mudou e o que era diferente do secundário. A primeira coisa que nos disseram é que era normal as nossas notas baixarem e para não desmotivarmos porque é um ambiente novo, muita matéria em pouco tempo e em um ano de curso, temos cerca de 10 a 12 cadeiras diferentes umas das outras. Uma das coisas que mais estranhei e que tive mais dificuldade foram as disciplinas mais teóricas, mas também porque estava habituada a um secundário mais prático, apenas com História de Arte e Portugês que eram as duas cadeiras para "marrar". Os meus pais sempre exigiram de mim e do meu irmão notas altas e na altura que recebi a minha primeira nota na faculdade, acabou por ser uma nota mediana. Na altura fiquei em pânico porque não sabia como explicar ao meu pai aquela nota, até que ele me explicou que era perfeitamente normal e estava feliz por mim, quase como se tivesse tirado um 20. 


 


Na faculdade acabamos por nos esforçar muito mais, por estudar muito mais e os resultados nem sempre são como esperávamos. Senti muita diferença especialmente no primeiro ano de faculdade. Se os trabalhos de grupo no secundário eram divertidos, assim que entrei na faculdade, passaram a ser um pesadelo. Especialmente no início em que não conhecia muito bem o método de trabalho dos outros colegas e acabava sempre por não correr bem - há sempre alguém que não trabalha, que não se encontra nas reuniões de trabalhos de grupo, que inventa desculpas de última hora, outros que trabalham mais que outros e outros que trabalham em cima do prazo de entrega. 


superline


 


Entrar na faculdade é um grande passo, aos 18 anos temos de tomar uma decisão sobre aquilo que queremos seguir para o resto das nossas vidas e acaba por ser uma grande pressão em cima de nós. Aos 18 anos não sabemos ainda muito bem o que queremos e é normal que nos sintamos perdidos. Falar com vários colegas, amigos, primos e até mesmo visitar algumas faculdades nas quais estamos interessadas é um passo importante e que pode ajudar a tomarmos a decisão do curso que vamos escolher. Claro que as opiniões e os gostos diferem de pessoa para pessoa, mas a verdade é que não há nada como "falar com os locais" e perceber o que realmente fazem na faculdade, quais as cadeiras, o que podemos esperar de cada uma, analisarmos o ambiente, tentarmos perceber quem são os professores e qual o seu background... Tudo isto ajuda a não termos de tomar uma decisão "ás escuras". 


 


Outra dica que vos dou é para aproveitarem o facto de entrarem na faculdade para encararem como um novo passo na vossa vida. Ou seja, provavelmente vão entrar sozinhos numa faculdade e deixamos os colegas de secundário para trás, foi o que me aconteceu. Um local totalmente diferente, numa zona que me era desconhecida e onde não conhecia ninguém. Aqui é mesmo a "lei da sobrevivência" e podemos tirar partido dela, ou seja ou aproveitamos para um novo recomeço, para uma nova fase, ou ficamos presos ao passado e não aproveitamos realmente este passo tão importante. Entrar na faculdade pode ser um big deal ou uma das melhores fases das nossas vidas. Chegou a hora de sairmos da nossa concha e de crescermos: deixar de ter medo de conhecer pessoas novas, de estudarmos num sítio diferente e do que nos espera. De sabermos enfrentar as dificuldades, encararmos que há coisas que temos de fazer que gostamos menos e outras que gostamos mais. Aproveitem ao máximo, escolham o que realmente vos faz feliz porque afinal de contas é o que farão para o resto da vida, ou pelo menos nos próximos tempos. A faculdade não é fácil, mas se escolhermos algo de que gostamos, facilita muito.


 


É uma fase muito boa, crescemos imenso enquanto pessoas, aprendemos a desenrascar-nos, ganhamos outra perspectiva sobre a vida e conhecemos pessoas incríveis e apesar de sempre me dizerem que os professores na faculdade "não querem saber de nós" há sempre aqueles com os quais criamos uma ligação especial e foi o que aconteceu com alguns deles, o professor João Barros da ESCS por exemplo é ainda hoje quem eu considero como um Mestre, sim com M grande. Vão encontrar professores assim, sem dúvida alguma. Professores que vos prendem a cada palavra que dizem e que vos fazem ficar ainda mais pelo curso e área que escolheram.