li.png


 


Nas últimas semanas tenho escrito muito sobre alguns marcos importantes na vida de cada uma de nós, a entrada na faculdade, as amigas a casar, o acabar do curso e hoje o tema continua dentro desta onda de girls talk. O tema de hoje é um pouco diferente do habitual, não vos vou falar de beleza, de moda, de viagens, de compras, mas sim de um tema que é do interesse de todas nós e que nem sempre é abordado mas que me interessa muito. Na semana passada a Associação de Planeamento da Família e a Sociedade Portuguesa de Contraceção, lançaram, com o apoio da Bayer, uma campanha para alertar e despertar a nossa atenção para os métodos de contracepção de longa duração. É um assunto delicado para algumas mulheres, e infelizmente ainda existem alguns tabus quando se fala em temas como este. A ideia é descomplicarmos, ou seja, descomplicarmos as nossas opções e optarmos por aquela que se adequa mais a nossa personalidade, ao nosso corpo e as nossas necessidades. E como? É muito fácil, as informações foram todas lançadas num site super interactivo e que ilustra na perfeição todas as opções que temos e que nos guia quase como forma de um "teste" para uma das muitas alternativas para além da pílula.


 



 


 


liberdade-3.jpg


 


00 (3).png


 


 


Acho que todas nós já passámos pela fase temível da primeira consulta de ginecologia, onde nos falam horrores do que se vai passar por lá, todas nós já passámos pelo momento constrangedor em que a nossa mãe vem falar connosco e nos vem explicar um pouco sobre a menstruação, o nosso ciclo e o que é isto de ser mulher. A minha por exemplo, lembro-me que me comprou um livro ilustrado que mostrava a evolução do corpo da mulher e a introdução à vida sexual e eu lembro-me de na altura, achar aquilo estranhíssimo, mas ainda bem que o fez porque é muito importante desmistificarmos tudo e estarmos muito informadas. Além disso, hoje em dia com o acesso mega fácil à informação não há desculpas para deslizes e gravidez indesejadas.


 


liberdade-9.jpg


 


Nunca tinha pensado muito neste assunto, mas foi precisamente por causa desta campanha que me pus a pensar nisto e de facto, lembro-me a minha primeira consulta de ginecologia tinha dois propósitos, o primeiro era precisamente monitorizar e ver se estava tudo OK, mas confesso que o principal motivo era a toma da pílula. Até porque, apesar de ter aprendido todos os outros métodos contraceptivos, não havia muita informação sobre eles e a pílula era "o mais comum". No entanto o que muitas de nós não sabemos é que existem muitos outros métodos de contracepção de longa duração que são igualmente eficazes mas que não são tão abordados. Eu tive a sorte de me adaptar bem, contudo, a pílula nem sempre é bem recebida por todas, por vezes esquecemo-nos de a tomar, nem sempre é prática, há agentes externos que reduzem a eficácia da pílula sem sabermos, o corpo não reage da mesma maneira e há outras soluções pelas quais podemos optar e pelas quais devemos ter a liberdade de escolher.


 


Por exemplo, há uns dois anos uma das minhas melhores amigas colocou um implante contraceptivo, e fê-lo precisamente porque os pais dela são médicos e conseguiram informá-la da melhor maneira. Eu confesso que achei estranhíssimo, como é que uma espécie de "chip" (o implante) ia ser um bom método contraceptivo? Ou outros aparelhos como o SIU ou DIU por exemplo. Mas a verdade é que tudo isto são bons métodos pelos quais podemos escolher e não temos de estar obrigatoriamente sempre presas à pílula contraceptiva. 


 


Obviamente que é muito importante aconselharmo-nos junto dos médicos e acima de tudo começarmos a ter uma abertura diferente sobre este assunto. O mote do movimento é precisamente o de começarmos a falar mais abertamente sobre a contracepção de longa duração, procurarmos mais informação e escolhermos o que é certo para nós e para as nossas necessidades. Deixo-vos com algumas imagens do cocktail de lançamento da campanha que teve uma dinâmica muito gira, reuniu uma série de mulheres e de caras conhecidas que se juntaram todas com um motivo: descomplicar! A minha missão está cumprida: passar a palavra, agora é a vossa vez de descomplicarem! A vossa liberdade começa agora, e têm a liberdade de escolher o que é melhor para vocês.