deskview-6.jpg


 


Na semana passada partilhei convosco os detalhes do meu cantinho [aqui], sempre fui muito arrumada e gosto de ter as coisas organizadas. E hoje dou-vos as 5 dicas que uso para organizar a minha secretária, no fundo os 5 critérios que uso para organizar o meu local de trabalho que podem ser úteis para se guiarem e para organizarem o vosso local de trabalho/estudo.


 


 



# ESPAÇO LIVRE


Não consigo trabalhar no meio da confusão, nem num espaço que seja muito apertado que esteja cheio de livros, de cadernos ou de muita coisa junta. Ter espaço livre na secretária para mim é fundamental, não só porque dá um aspecto bem mais arrumado mas também porque assim podemos ter as coisas mais organizadas. No meu caso, a minha secretária é do IKEA [esta] e tem uam gaveta grande e duas portas laterais com prateleiras onde guardo livros da faculdade, o portátil, material fotográfico e cadernos ou dossiers, desta forma consigo ter a secretária limpa e espaço livre para que esta possa "respirar"


 


# AGENDA


Apesar de todas as 55 mil aplicações que existem com agendas, planners e outras coisas do género não dispenso o papel. Gosto de ter sempre a agenda à mão para poder escrever e apontar tudo, costumo andar sempre com uma comigo, neste caso o Filofax rosa que podem ver [comprei na Amazon] e tenho sempre outra na secretária, neste caso é a nova agenda da Mr Wonderful [esta]. Quando chego a casa normalmente coloco a agenda que anda comigo na secretária, guardada em pé para passar algum tipo de apontamento que tenha feito fora de casa e vice-versa, desta forma consigo estar sempre actualizada e a par de tudo. 


 


# MAIS USADOS À MÃO


Tudo bem que temos de ter espaço livre para que a secretária respire, mas isto não quer dizer que tenhamos de ter tudo guardado, certo? O critério aqui é deixar apenas as coisas que usamos mais, à mão. Neste caso um porta-canetas com lápis e esferográficas, um caderno para ir apontando pequenas notas e as agendas que uso constantemente. Acrescentei ainda um set de clips que comprei na Primark que dão sempre jeito e que acabam por completar o resto da decoração. O porta-canetas com glitter é do Docinho de Açúcar [aqui], o caderno da Rosa Com Canela [aqui] e as canetas douradas da BIC [aqui], quanto aos lápis, são da Loja Real no Príncipe Real [aqui] e têm o meu nome gravado - detalhes bonitos e que dão um toque especial ao espaço. Queria ainda acrescentar aqui uma tesoura, neste caso dourada, branca ou rosa para condizer com a decoração e dá sempre jeito ter comigo.


 


# TONS


A paleta de tons é outro dos critérios que uso na decoração, neste caso são a minha combinação preferida: branco, rosa e dourado. Uma paleta de tons que funcione é meio caminho andado para que o resultado seja bonito e inspirador, podem encontrar várias combinações de cores e várias inspirações no Pinterest ou através do Adobe Kuler [aqui]. Neste caso a paleta de tons é dada exclusivamente pelos objectos na secretária e pelos quadros que desenhei e que estão expostos na parede por cima da secretária [aqui]. Andam sempre dentro dos mesmos tons, os tons pastel que acabam por criar um ambiente calmo, feminino e que me deixa super inspirada


 


# DETALHES QUE INSPIRAM


Para além da harmonia da paleta de cores e dos objectos que mais uso estarem sempre à mão, gosto sempre de incluir detalhes que inspiram. Sejam eles os quadros com frases bonitas e inspiradoras, um ramo de flores ou as velas - que no meu caso são obrigatórias porque sou louca por velas. Desta forma consigo ter um espaço de trabalho que me mantem sempre inspirada, arrumado e com uma decoração à minha medida.