queluz.jpg


 


... uma pergunta que pode parecer mais dificil


de responder do que o que parece


 


O post de hoje é bem diferente dos posts do costume. Hoje é um post em jeito de reflexão sobre o dia de ontem. Ontem celebrou-se o Dia Mundial da Felicidade, um dia criado para o dedicarmos ao que realmente nos faz feliz. Quando vinha no caminho para casa pus-me a reflectir sobre este assunto e a verdade é que acabei por ficar bastante inspirada e decidi vir aqui em jeito de desabafo. Pus-me a pensar no que realmente nos faz feliz hoje em dia?


 


 



Como é que cada um de nós define felicidade nos dias que correm? Para uns pode ser a companhia dos amigos, para outros dinheiro, coisas materiais, para outros um simples sorriso, a companhia da família, do namorado, um dia simples de sol, o som do oceano ou simplesmente aquele momento com os nossos animais de estimação no fim do dia. Vivemos numa correria constante e acho que nos faz falta um tempo para pararmos, para aproveitarmos as coisas que realmente nos fazem felizes. 


 


Encontrar uma definição para felicidade não é fácil. O mesmo acontece quando tentamos descrever ou definir o que é o amor. A definição da palavra "felicidade" varia de pessoa para pessoa, de idade para idade ou de geração em geração. Sempre dei muito valor aos momentos em família e com os amigos, sempre fui muito ligada às pessoas e sem dúvida alguma que é o que realmente me faz feliz - pode parecer um cliché, mas quem me conhece bem sabe que é verdade. Todos nós passamos por momentos menos bons, em que nos deixamos afectar por energias negativas e não vemos o lado bom das coisas, mas a verdade é que temos de nos rodear das pessoas certas que vão saber ajudar-nos nessa altura, até porque estamos rodeados de sorrisos escondidos.


 


Se pensarem bem, o que é que vos faz feliz? A família e os amigos são uma certeza, é tão bom estarmos na presença de pessoas que nos fazem bem e de quem gostamos. Mas há outras coisas à nossa volta, coisas tão simples que nos deixam felizes. Flores, animais, um dia de sol, uns minutos de silêncio na praia, um passeio ao fim do dia. Ás vezes há pequenas coisas que nos fazem bem, que nos transmitem energias positivas e que são tão simples. Hoje em dia com toda a correria das rotinas a felicidade está mesmo em saber aproveitar cada momento que por vezes deixamos passar ao lado. Ouvir a voz da minha avó ao fim do dia no telefonema do costume, chegar a casa e brincar com o Sammy e com a Chloé, sentar-me para jantar com os meus pais e o meu irmão e falarmos do nosso dia ou simplesmente falarmos de coisas sem nexo, nas nossas brincadeiras do costume. São tudo coisas que me fazem feliz e que me deixam feliz e que por vezes com a correria do dia-a-dia acabamos por não dar a importância que deviam ter. 


 


Hoje lanço um desafio para reflectirem: Pensem no que vos faz feliz, em coisas que gostam e que se calhar não são aproveitadas as 100%. Depois pensem como seria o vosso dia sem esses momentos. Seriam felizes? Provavelmente não e por isso o desafio é um: aproveitar bem cada momento, cada detalhe e cada segundo de tudo o que nos faz bem e feliz. 


 


E para vocês, o que é a felicidade?