A preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade tem crescido muito ao longo dos últimos tempos. Não somos só nós que começamos a fazer escolhas mais conscientes. Também as marcas começam a olhar e a lutar por um caminho mais amigo do ambiente, aproveitando as tecnologias e o avanço científico de hoje em dia para caminharem no caminho certo. São várias as marcas de beleza e de moda que estão com grandes lançamentos este ano e que valem a pena serem conhecidos - e serem dados a conhecer.
# H&M
Ao longo dos últimos tempos a H&M tem vindo a entrar neste mundo da sustentabilidade através das suas "Conscious Exclusive" que todos os anos fazem imenso sucesso. Este ano as peças da colecção são feitas com um material sustentável chamado BIONIC®, que consiste num poliéster reciclado feito através de resíduos de plástico que foram recolhidos em zonas costeiras. Esta colecção tem peças absolutamente incriveis, para além dos longos vestidos em tons nude, podemos também encontrar algumas sugestões para eles e para os mais pequenos.
# MANGO
Em Março a Mango lançou a colecção Commited, uma colecção sustentável que prima pelos seus materiais nobres como o linho, o algodão orgânico e que se destacaram em peças de cortes diferentes, inovadores e que fizeram imenso sucesso. Os tons terra, nude e os tons pastel foram os tons que marcaram esta colecção Commited, em calças, saias, blusas com mangas volumosas ou vestidos midi cintados. Uma colecção muito bem conseguida.
# ZARA
E claro que a gigantesca ZARA não podia deixar este commitement de fora. Já ouviram certamente falar das peças Join Life da ZARA, certo? Ao longo do ano e das várias colecções que a marca vai lançando, a ZARA vai tendo esta preocupação com a sustentabilidade. São lançadas peças em algodão orgânico, linho ou materiais sustentáveis e que são facilmente identificados em loja com as etiquetas join life. Para além disto, 50% das lojas do grupo já são ecoeficientes, poupando 20% de energia e 50% de água, as embalagens, caixas, sacos, cabides e alarmes, são reutilizados entre muitas outras mudanças que têm estado a acontecer e que por vezes não nos damos conta, para ler mais aqui.
# Kérastase
Provavelmente já ouviram falar da linha Aura Botânica, tem sido um enorme sucesso e não é caso para menos. A linha composta por 98% de ingredientes naturais de Kérastase é uma das grandes apostas para este ano, feita através de óleo de côco e de óleo de argão manualmente prensados à mão, resultou nesta gama de 4 produtos que é absolutamente incrivel e que já tive oportunidade de experimentar. A gama é composta por um Bain Micelar, um champô que limpa em profundidade e remove todas as impurezas do couro cabeludo deixando o cabelo super limpo, depois aplicamos o Soin, o condicionador que vai ajudar a hidratar os fios e que podem ser usado em conjunto com o Concentré Essentiel, um serúm de hidratação que tem uma série de aplicações diferentes. Se têm o cabelo espesso podem usar o serúm antes de lavarem, se o vosso cabelo é mais fino podem juntar uma gota do serúm ao condicionador e vai ajudar a reparar as pontas. Por fim, a bruma bifásica que vai ajudar a dar o toque final ao cabelo e torná-lo ainda mais bonito. Uma linha que está à venda em salões de cabeleireiro que vendem a marca Kérastase.
# Biolage
Lançou agora a sua linha RAW, que significa Real, Authentic e Wholesome. Uma linha feita à base de ingredientes que todas conhecemos: bagas de goji, sementes de sésamo pretas, coentros, côco, quinoa, mel, argila de caulim e kiwi. Uma linha com três gamas diferentes para cuidados diferentes do cabelo: cabelos danificados, cabelos secos e cabelos sem volume - Recover, Nourish e UpLift. Á primeira vista as embalagens fazem lembrar os frascos detox, aliás, a inspiração foi mesmo essa. A linha está muito bem conseguida e pode ser comprada em salões que de cabeleireiro que vendam a marca Biolage ou Matrix. Para além das gamas específicas para cada cuidado de cabelo, temos ainda a técnica do multimasking, a combinação de várias máscaras de cabelo diferentes para fazermos um tratamento especializado às nossas necessidades - volume nas raízes, hidratação no comprimento e reparação nas pontas.
# Kiehl's
Uma marca já bem conhecida entre nós e que da qual gosto particularmente. Já sabemos que a Kiehl's é feita com muitos produtos naturais, mas há duas grandes novidade este ano e que eu tenho adorado. Uma delas é o Pure Vitality, um creme feito à base da raiz do ginseng que ajuda a renovar as células da pele, deixando-a mais saudável e ajuda a reduzir as linhas e vincos que aparecem com o cansaço, stress e outros factores externos. Para além do Pure Vitality, não podia deixar de vos falar do Butterstick, um batom hidratante feito com 98% de ingredientes de origem de natural, sendo que um deles é o óleo de côco e a manteiga de limão e que deixa os lábios super hidratados, lisos e nutridos - super cool.
# L'Oréal Professionnel
Este ano a L'Oréal Professionnel assume um grande compromisso a nível de sustentabilidade, ao relançar a sua linha de haircare icónica, SERIE EXPERT, a L'Oréal Professionnel tem vindo a reduzir a quantidade de plástico das suas embalagens, tornando-as mais amigas do ambiente e lutando pela sustentabilidade do nosso
é o caminho a seguir :)
ResponderEliminarNão leves a mal mas acho que se queres fazer um Post sobre sustentabilidade a Zara, a H&M e a Mango são tudo menos exemplo disso. Só fazem essa colecções para dizer que fazem - é porque maioritariamente uma questão de marketing - quando, realisticamente, eles são a fonte do problema com a indústria da moda, tanto a nível ambiental como humano - não vamos esquecer esse facto, a verdade é que os trabalhadores das fábricas dessas lojas são completamente explorados. Tens muitas outras marcas como é o caso da Everlane, Reformation ou Lisa Says Gah que são grandes exemplos daquilo que as grandes multinacionais (como a Inditex) deviam fazer e não fazem. Já agora, deixo aqui um documentário que provavelmente devias ver e que sem dúvida vais aprofundar o teu conhecimento sobre as consequências terriveis da fast fashion - The True Cost.
ResponderEliminarObrigada Mariana pelo teu comentário, referia-me a estas colecções que são lançadas sob este mote, mas claro que tens toda a razão e acho super interessante destacar outras marcas. Vou espreitar o documentário, fiquei muito curiosa. Obrigada :)
ResponderEliminarAdorei este post! Parabéns! Fiquei a conhecer algumasmarcas que não conhecia e que quero experimentar. Temos mesmo começar a usar produtos mais amigos do ambiente.
ResponderEliminar