Tenho recebido muitas mensagens sobre como edito as minhas fotografias no instagram. Especialmente nestas mais recentes das minhas férias de verão. Têm surgido perguntas como que máquina uso, quais as minhas aplicações favoritas e quais as que mais uso e por isso o post de hoje vem revelar tudo. Todas as vossas perguntas são hoje reveladas no post de hoje. 


 


STREET-4aa.jpg 


 



qual a máquina que uso?


Já tinha falado sobre o meu material fotográfico num post anterior, muitas das minhas fotografias são tiradas com uma máquina fotográfica, inicialmente usava a Canon 550D mas acabei por mudar de máquina para uma gama superior e mudei para a Nikon D600. Depois transfiro as fotografias para o iPhone através de um adaptador que passa as passa na hora. Hoje em dia já temos muitas máquinas com wi-fi que permitem enviar entre os dispositivos e não precisam deste adaptador. As restantes são tiradas com o iPhone, com o 7Plus, que tem a funcionalidade "retrato" que permite desfocar o fundo e focar num objecto mais próximo. 


 


Untitled-3.png


 


como edito as minhas fotografias?


No que toca a edição de imagem, não uso um só editor. Normalmente as fotografias que tiro com a máquina costumo editar no Lightroom para publicar no blog, mas no que toca a instagram muitas delas são editadas com várias apps, para filtros uso o VSCO Cam, o Snapseed, o Filterloop e o Afterlight. Gosto de manter as mesmas tonalidades em todas as minhas fotografias e aplicar quase sempre o mesmo filtro ou tentar encontrar um filtro que uniformize todas as fotografias para quando forem publicadas. Gosto de puxar pela luz, acabo por mexer na parte da exposição, um pouco apenas no contraste e saturação especialmente em algumas fotografias de paisagem ou de ambiente. Os filtros que mais uso do VSCO são o A6 e o E4.


 


as fotografias são tiradas por um profissional? 


Esta tem sido uma das perguntas mais frequentes ultimamente. Toda sas fotografias de still life, paisagens, ambiente produto, flatlays ou onde não apareça sou eu que tiro - podem saber mais sobre a minha relação com a fotografia aqui. No que toca a fotografias do look do dia e fotografias onde apareço, grande parte delas são tiradas pelo meu namorado e pelo meu irmão que aos poucos têm explorado algumas técnicas de fotografia e temos conseguido fazer algumas coisas diferentes do que faziamos anteriormente. No meu caso, costumo fotografar sempre em modo manual para conseguir regular a luz e a velocidade tal como quero que fique o resultado final. 


 


quais as apps que mais uso?


No que toca a fotografia são sem dúvida as apps mencionadas acima para edição de imagem, mas normalmente é o VSCO Cam, o Filterloop e o Snug. Esta última app permite-nos visualizar como ficará o feed do nosso instagram com as próximas publicações, é uma app perfeita para quem gosta de ter uma visão total do feed sem ter de publicar as fotografias no momento. No fundo funciona como um preview do instagram.