Nos últimos tempos temos assistido a um interesse muito maior pela área da alimentação e da nutrição: saber comer, comer de forma saudável e encontrar as melhores soluções para termos um estilo de vida mais equilibrado. No que toca a um estilo de vida saudável, o equilibrio é a chave e que as escolhas mais correctas, acho que nunca se falou tanto neste tema como hoje em dia e a verdade é que é algo que nos interessa e que tem sido a base de muitos estudos e pesquisas.
Sabemos que a alimentação de há 30 anos atrás era bem diferente da de hoje em dia, e há alimentos que, apesar de serem super deliciosos, não são tão beneficos para o nosso organismo. Por isso há que saber fazer substituições. Hoje partilho algumas das minhas 5 favoritas
azeite x óleo de côco
... para cozinhar! O óleo de côco ao ferver não perde os seus nutrientes enquanto que o azeite acaba por se tornar "nocivo" para o organismo quando fervido a altas temperaturas. Continua a ser uma óptima opção no que toca a temperos de saladas ou molhos, mas para cozinhar o óleo de côco é bem melhor.
chocolate x chocolate preto 70% cacau
Quanto menos açúcares melhor, e a verdade é que hoje em dia já temos várias marcas de chocolate que usam acucar amarelo, acucar de côco entre outros que fogem dos açúcares refinados. devemos também optar por chocolates com alta percentagem de cacau, cerca de 70% ou mais. É rico em polifenois e antioxidantes e é um excelente anti depressivo.
manteiga x abacate
uma substituição bem diferente mas que faz todo o sentido! O tradicional pão com manteiga é delicioso sim, mas já experimentaram a tosta de abacate? O abacate e rico em gorduras boas e óptimo complemento para um pequeno almoço! Yummm!
massa x zoodles
Um clássico! Os zoodles são a minha paixao - a não ser quando há um bom penne al pesto italiano, aí não há como resistir! Mas os zoodles são bem fáceis de fazer e podemos combinar com os mais variados ingredientes. Perfeitos para uma refeição baixa em calorias e quando nos apetece um craving
pão de forma x batata doce
quem é que não adoooora uma boa tosta? É quase impossível resistir, certo? O pão branco refinado sabemos que não é o melhor amigo, por isso que tal trocamos por batata doce? Fatiada e colocada na torradeira durante uns minutos, fica uma delícia!
__
ph via hello glow
Olá Joana, As vantagens do óleo do coco ainda não estão esclarecidas e deve-se consumir com moderação (como tudo, claro). Não digo que o azeite não tenha as suas desvantagens. Além do mais, existem milhares de estudos e as conclusões não são consensuais mas acho que é importante sempre salvaguardar que estas gorduras mais recentes nem sempre são assim tão boas como fazem parecer. Deixo aqui esta informação de forma simples e que ainda submete para outra página sobre o mesmo assunto: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/coconut-oil
ResponderEliminarOlá Maria, Optimos insights! Obrigada pela partilha :)
ResponderEliminar