Não por querermos emagrecer, não porque "está na moda" mas sim porque é algo que devemos fazer por nós, pela nossa saúde e pelo nosso corpo. Muito se tem falado no healthy living nos últimos tempo, tanto que se tem tornado numa moda. Mas o que é certo é que as modas são passageiras e é necessário encararmos e introduzirmos este conceito na nossa rotina, mesmo quando "estiver fora de moda".  Viver melhor e ter um estilo de vida saudável é cada vez mais importante, até porque todos os dias estamos sujeitos a factores externos que nos fazem mal e que nos intoxicam: poluição, stress, noites mal dormidas etc. 


 


home-4.jpg


 


Por isso mesmo, no meio de toda esta confusão que nem sempre conseguimos controlar, há que tentar ter um estilo de vida mais saudável e ter algumas rotinas mais regradas e que tentem equilibrar o resto do dia. Hoje partilho convosco 6 hábitos que me ajudam a equilibrar as minhas rotinas.


 


 



1 # água e chá


Sempre! Todos os dias a primeira coisa que faço em jejum é beber um copo de água morna com sumo de meio limão que ajuda a equilibrar o organismo e eliminar toxinas (mais benefícios a saber aqui). Assim que chego ao escritório é indispensável: chá! Começo sempre o meu dia com cerca de meio litro de chá verde ou chá de três canelas (ando viciada no da Pukka). Há quem não consiga "arrancar" o seu dia sem café, comigo funciona assim mas com chá. Last but not least, bebo sempre 2 a 2,5litros de água por dia. Muito importante para o nosso organismo, para "eliminar" fome falsa e para nos ajudar a desintoxicar o organismo. 


 


2 # planear e preparar refeições


Certamente já deram por vocês a fazer várias refeições "fora da rotina", a comer mal, a saltar refeições durante a semana, certo? Isto acontece porque muitas das vezes não nos organizámos, não estabelecemos um plano ou simplesmente nao atribuímos tempo suficiente a planear o nosso dia/semana. Algo que ajuda a seguir uma "rotina" saudável é passar a levar o almoço de casa, desta forma conseguimos evitar não só gastos desnecessários, mas também evitar refeições de asneira sem necessidade. Comecei a planear melhor as minhas refeições, tanto almoço que acabo por levar de casa ou jantar. Ao termos um planner de refeições conseguimos já ter uma visão geral do que vamos comer essa semana sem deslizes. 


 


3 # move it!  


Sabemos que nem sempre conseguimos é verdade, mas o exercício físico é muito importante. Por vezes não conseguimos fazer aquele treino de 1h30 por falta de tempo, ou porque dormimos mal na noite anterior e não conseguimos acordar com energia suficiente, ou ao fim do dia surgem reuniões inesperadas e que se alongam até à hora de jantar. Contudo o exercício físico não tem de ser só ginásio, podemos até fazer treinos curtos de 30 a 45 minutos, o Holmes Place tem aulas  e treinos express que nos ajudam neste sentido. Podemos também aproveitar os fins-de-semana para dar uma caminhada, andar de bicicleta e começar por fazer algumas escolhas no dia-a-dia: optar por escadas e não pelo elevador, optar por transportes públicos ou estacionar o carro mais longe do que o costume para nos obrigar a andar um pouco mais. 


 


4 # dormir 8h/9h 


Sempre que possível! Sabemos perfeitamente que há fases em que isso não é possivel, mas devemos organizar-nos sempre para que consigamos dormir pelo menos 8h diárias. É algo que tenho tentado fazer de há um ano para cá, e que me tem ajudado a concentrar-me muito mais durante o dia e a ser mais produtiva. Acreditem que faz toda a diferença.


 


5 # desligar


É bem dificil. Mas a verdade é que durante a semana, chegar ao fim do dia, depois de um dia intenso de emails, de trabalho, de reuniões non stop, etc tenho tentado ao máximo desligar das redes sociais, do email, do what's app e dedicar mais tempo à casa, ao Manel, à minha família e à Olívia claro! Tentar desligar das redes e dar atenção às pessoas que me rodeiam, aproveitar para descontrair, ver uma série, ler um livro ou folhear as minhas revistas. 


 


6 # self care sunday


Domingos são sempre sagrados! Normalmente o programa é família, séries, filmes e cuidar de mim! Com o stress e o lufa lufa da semana nem sempre é possível cuidarmos de nós e da nossa pele e por isso nada como aproveitar os domingos para fazermos tudo aquilo que adoramos fazer no que toca a beauté: máscaras de hidratação, máscara de cabelo, máscaras anti impurezas, tratamentos anti-olheiras, manicure entre muitas outras coisas. A somar a isto: música ambiente, séries, livros, chás e mantas.


 


Estes são os meus 6 hábitos para um estilo de vida melhor e mais equilibrado. Quais os vossos?