Uma das coisas que eu mais gosto de fazer nos meus tempos livres é fotografar. Sejam paisagens, pessoas, comida, sítios diferentes ou pequenos detalhes que me fascinam e que me inspiram. E este meu "hobby" já vem desde há uns anos atrás, passado pelos meus pais e pelo gosto pela fotografia. Ao longo destes anos todos aproveito os fins-de-semana e tempos livres para fotograr e foi precisamente durante estes tempos livres que fui descobrindo novas formas de usar a minha máquina e o que mais me fascina na fotografia é precisamente isto, descobrir, explorar, testar e acima de tudo experimentar. 


 


photo-2.jpg


 


Para quem está a começar a explorar o mundo da fotografia e gosta de aprender mais, deixo-vos abaixo as minhas 3 dicas mais "preciosas" no que toca a fotografia e que mais uso, tanto com a minha Canon antiga como com a nova Canon M6 que tem sido uma verdadeira descoberta e optima companheira de viagem e do dia-a-dia - todas as fotografias que vêm no meu instagram têm sido tiradas com esta máquina que tem a mesma qualidade do que uma máquina profissional.


 


002.png


Fotografar em modo manual é sem dúvida uma das coisas que mais me dá prazer, é aqui que conseguimos brincar, explorar e ir adaptando a máquina a vários cenários: mais escuros, mais claros, mais encobertos, com mais detalhe, paisagem. Aqui pegamos em velocidade, exposição e ISO e através destas três ferramentas conseguimos criar um milhão de "linguagens" diferentes. 


 


003.png


Encontrar a luz ideal é fundamental para termos boas fotografias e hoje em dia conseguimos dar uma ajuda extra e "puxar" um pouco mais pela luz através da edição de imagem, no entanto o ideal será arranjarmos um bom spot de luz natural para as nossas fotografias, seja ele lateral como neste exemplo, frontal, contra-luz... Depende sempre do tipo de fotografia que queremos tirar. No caso das flatlays, o ideal são sempre os pontos de luz laterais ou os três pontos de luz (um de cada lado e um de cima).


 


004.png


Edição de imagem, sim! Encontrar um filtro e uma linguagem que realmente gostemos e com a qual nos identificamos é fundamental para garantirmos a coerência entre todas as fotografias, seja em feed de instagram, portfolio de fotografia ou em albuns de férias por exemplo. Sem manipulação de imagem e sem terem uma edição real, aqui a dica é encontrarem o vosso filtro, o vosso tipo de edição e replicar em todas as vossas fotografias. Ao longo dos tempos tenho desenvolvido alguns filtros que uso para instagram, e neste sentido lanço aqui a questão: tinham interesse em ter acesso a estes filtros?