A ultima semana de setembro é, por norma, a altura em que Paris recebe a Fashion Week e onde somos inundadas com looks de street style, as novas colecções de primavera/verão do próximo ano e de onde podemos tirar as primeiras “lições de estilo” e antever o que aí vem. Para quem procura sempre uma inspiração mais high fashion, esta é a altura perfeita para dar um up nos looks.E pelos primeiros desfiles da fashion week, estas são as primeiras 5 grandes lições que podemos tirar.


 


diorss19-vogueint-24-09-18-jamiestoker-031.jpg


  


swim.png


 


O swimwear é o novo night out uniform


Sabem aquele fato de banho preto lindo de morrer com as costas todas abertas? Pois é, vai sair à rua e não vai ser só para ir à praia. Os fatos de banho são agora mais versáteis e podemos facilmente conjugar e adaptar para looks de noite – com umas skinny jeans e um biker, porque não?


 


004.png


 


As fitas de cabeça vão ser O acessório


Se no ano passado, por esta altura tinhamos as bandoletes com ornamentos como peça-chave de destaque, esta primavera as fitas de cabelo voltam a ser destaque. Se por um lado temos as fitas de cabelo Prada super decoradas e como peça statement, por outro as mais simples e minimalistas podem ser uma óptima aposta. O que é certo é que voltam em força e tanto Dior como D&G ou Prada ditaram a tendência. E guess what? É uma das que vou usar e abusar – parece que o acessório-ícone de Lauren Conrad está de volta!


 


005.png


 


Os 60’s são os novos 90’s


2018 ficou marcado por um enorme throwback no tempo para os anos 80/90 e parece que 2019 a máquina do tempo vai levar-nos mais longe. Viajamos até aos anos 60 onde teremos desde as spider lashes a voltar a ser tendência, ao risco branco nos olhos, aos olhos rasgados e às silhuetas de boneca que os anos 60 nos habituaram. O melhor exemplo disso? O desfile Prada ou Moschino SS19.


 


cetim.png 


Adeus linho, olá cetim!


Pois é, parece que os materiais mais naturais como o algodão orgânico ou o linho e a seda deixam de ser as matérias primas da próxima temporada. Deixamos de lado os materiais orgânicos e damos as boas vindas ao cetim e à seda que aos poucos começam a ganhar terrenos, seja em casacos, em blusas ou até mesmo em vestidos de inspiração lingerie.


 


003.png


 


minimalismo


Depois do reuinado de padrões com correntes, estampados garridos e conjugações improváveis, chega a vez do minimalismo voltar a ganhar terreno e vencer esta batalha de “too much information”. Quem o afirma, e bem, é Maria Grazia no seu desfile SS19 para Dior, com as suas bailarinas despidas de qualquer peça demasiado vistosa e dando primasia aos tons rosa, nude e beges em peças minimal, com tule, sedas e outros materiais bastante delicados e femininos. Eu sou muito fã desta tendência, até porque apesar de tudo, o minimalismo nunca passa de moda. Correcto?