Vocês já me conhecem e sabem que passei por um longo período de perda de peso e, numa fase inicial, obviamente que tive de cortar e eliminar muitas coisas da minha alimentação. Mas e agora? Depois dessa perda de peso? Vamos eliminar de vez? Nunca mais voltaste a comer ou beber coisas que realmente gostas? Claro que sim! Na verdade lembro-me que na minha primeira consulta com o meu nutricionista a primeira pergunta que ele fez foi "o que foi o teu almoço?" e eu um pouco a medo respondi "pizza! Eu sei, eu sei que foi errado mas foi para a despedida" e ele "qual despedida? Não vais deixar de comer o que gostas, vais aprender a comer de outra maneira". A perda de peso é muito mais do que um "estou de dieta" é o voltar a reeducar-nos e a sabermos comer, sabermos o que podemos comer, quando, em que quantidades e com que frequência. A dica que ele me deu foi reduzir a frequência e optar por ingredientes mais verdes, com legumes e que não adicionem ainda mais calorias e gorduras extra. Se possível optar por pizzas com massa integral por exemplo. 




E hoje em dia voltei a reeducar-me dessa forma. Vamos crescendo e tendo outra liberdade, especialmente no secundário e na faculdade parece que comemos o que queremos sem ter de pedir autorização a ninguém e foi um pouco por aí que acabei por começar a ter uma alimentação menos equilibrada. 


Tudo o que é excessivo faz mal. Por isso, o truque é saber comer, saber fazer escolhas e aprender como é que as devemos fazer. É preciso encontrarmos um equilíbrio e não nos vamos privar de comer o que gostamos, podemos comer um pouco de tudo, é preciso é saber escolher. A perda de peso é muito mais do que um "estou de dieta" é o voltar a reeducar-nos e a sabermos comer, sabermos o que podemos comer, quando, em que quantidades e com que frequência. Depois disso, depois de aprendermos, já podemos fazer outras escolhas.

__
ph via hoot suite blog