Se há sobremesa ou "snack" que mais goste é a gelatina e porquê? Porque para além de ser delicioso, tem imensos benefícios para o nosso corpo. Ainda há muita gente que pensa que a gelatina não tem benefícios e que é feita exclusivamente de gorduras, no entanto hoje decidi falar-vos um pouco mais do assunto e incentivar-vos a comer mais gelatina.


A gelatina é uma sobremesa de origem animal rica em colagénio, que é um importante elemento responsável pela manutenção dos nossos ossos e ajuda a travar o envelhecimento, pois trava o processo de flacidez natural que é próprio com o avanço da idade. Os benefícios da gelatina, e aquilo que me fez começar a comer ainda mais, foi o facto de ser um alimento que envolve o fortalecimento das unhas e do cabelo - evitando a quebra tanto de um como de outro. Ajuda a dar maior resistência, espessura, crescimento e brilho, para além disto, a gelatina é ainda uma excelente fonte de hidratação para a nossa pele. 

No entanto, há questões associadas como "a gelatina engorda porque tem açúcares", pois bem, boas notícias, a gelatina não engorda porque apesar de ter açúcares, tem muita água o que faz com que este alimento se torne um óptimo complemento para a dieta - porque o nosso corpo necessita sempre de uma fonte de açúcares. Temos ainda as gelatinas diet ou light, que normalmente são as mais procuradas, estas sim, não têm açúcar. A gelatina não tem gorduras o que faz com que esta possa fazer parte da nossa dieta de emagrecimento ou de rejuvenescimento da pele por causa do colagénio presente nela.

A gelatina é ainda um bom truque para quem está a emagrecer, porque pode ser ingerida quando temos aquela vontade de ingerir um doce ou comer um chocolate, ajuda a combater esse desejo porque estamos a ingerir algo doce e que não tem as mesmas calorias do que um doce ou um chocolate. Para além disto, se consumirmos gelatina com regularidade, esta ajuda na redução dos níveis de colesterol no sangue e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, fortalece ainda os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose por exemplo. 

São tudo benefícios óptimos para a nossa saúde e para a nossa dieta, agora já temos gelatinas de origem vegetal também e versões light, para além disso temos uma série de sabores no mercado desde morango, ananás, melancia, maracujá, côco, tuti fruti entre outros que nos ajudam a variar a nossa sobremesa.