Já passou o natal e infelizmente agora, até ao ano novo ainda vou ter uns dias intensivos com a cabeça enfiada nos livros - sim a época de exames está à porta e significa que é o último esforço antes de umas mini-férias e antes de arrancar o próximo semestre. Hoje partilho convosco algumas dicas que me preparam para os exames.

1. Fazer um plano de estudo - parece uma teoria que os pais nos estão sempre a dizer, mas de facto é verdade, se conseguirmos fazer um plano de acção no que toca ao estudo vamos evitar stressar ao máximo - principalmente no meu caso que tenho exames dia sim, dia não, todos seguidinhos. O segredo é anotar numa agenda as datas de todos os exames e de todas as tarefas que temos para fazer (relacionadas ou não com a faculdade), desta maneira vamos conseguir interiorizar e organizar-nos melhor. No meu caso por exemplo é: Comportamento de Mercados & Gestão de Marcas, Comunicação Integrada de Marketing, Marketing Research, Finanças para Marketing e Marketing Estratégico. Ao fazermos esta lista conseguimos estabelecer prioridades no que devemos estudar primeiro e como devemos organizar o nosso estudo.

2. Acabar o que começámos - Quando entramos nesta fase, eu principalmente gosto sempre de acabar o que comecei, não consigo colocar a cabeça noutra matéria ou noutra temática, apesar de intercalar o estudo entre disciplinas, acabo sempre um tema da disciplina antes de passar para o seguinte para haver uma sequência e uma lógica e acabar por não me perder nas matérias ou deixar alguma para trás.

3. Fazer pausas - Fazer pequenas pausas é uma óptima maneira de nos deixar incentivadas e perceber que fizemos um bom trabalho. Desta maneira sabemos que depois do estudo vamos conseguir tirar uma horinha para descansar, relaxar e pensar noutras coisas, estas pausas permitem-nos ainda focar-nos no estudo quando estamos sentadas na secretária porque depois vamos ter a nossa recompensa. Normalmente, quando estudo em casa as minhas pausas são para ver TV, ir até ao facebook, instagram ou aqui ao blog, pintar as unhas, comer qualquer coisa etc.

4. Misturar o estudo - estudar sozinho é muito bom, eu principalmente gosto muito porque é mais fácil manter-me concentrada, mas também gosto de um dia ou dois antes dos exames juntar-me com amigos para estudarmos em conjunto, trocarmos pontos de vista e até mesmo tirarmos dúvidas uns com os outros. O estudo em conjunto permite-nos perceber ainda melhor a matéria e quem sabe perceber partes que não interpretámos tão bem, completar apontamentos incompletos etc.

5. Comer snacks saudáveis - é completamente proibido afogar-nos em chocolates e jun food nesta altura do ano, acabamos sempre por comer de mais. Preparo sempre snacks saudáveis, gosto de ter sempre o Fruut à mão ou quando não tenho, como barrinhas de cereais ou fruta, iogurte. Não esquecer ainda de beber muita água. Quando chega a hora de estudar aquela matéria mais dificil ou o cadeirão do semestre, ai sim, é permitido um chocolate (pequenino) para incentivar ahah.

6. Estabelecer horários - colocar alarmes para levantar da cama e controlar as horas de estudo são outras dicas que podem ajudar a organizar-nos. Para além disso gosto sempre de colocar lembretes no iPhone no que toca a coisas que me possa esquecer e que são importantes nesta altura do semestre.

7. Casos práticos - no meu curso há cadeiras que só dá para estudar através de exercícios, mas nas cadeiras teóricas, gosto sempre de estudar no último dia antes do exame apenas por exames passados. Normalmente arranjamos sempre de alunos anteriores exames que nos ajudem a estudar, respondendo às perguntas e confirmando através dos apontamentos, slides, sebentas..

8. Confiança - é um factor muito importante e que não devemos esquecer, assim que acabamos o estudo devemos mentalizar-nos de que estamos preparados para o exame e não irmos pessimistas ou com pensamentos que não vamos conseguir. Não vale a pena estudar 5 minutos antes de entrar para a sala de exame, não vamos reter praticamente nada e pode confundir-nos. Não se esqueçam ainda de dormir pelo menos 8 a 9 horas antes do exame, vai ajudar-vos na concentração.