Entramos no mês de Março a falar de um assunto que nos preocupa a todas nós mulheres, a celulite. A maldita casca de laranja que nos assombra e que é mais comum principalmente nas coxas, mas então o que é que causa a celulite? Há várias causas, sendo que a celulite pode ser genética, pode ter causas hormonais, associada a problemas de má circulação ou de má alimentação e falta de exercício físico.

Existem vários níveis de celulite, desde os níveis de celulite mais leve aos casos mais severos e que têm tratamentos diferentes. No entanto como é que devem saber qual é o vosso grau de celulite? Pois bem, o grau 1 é aquele em que a só vêm a celulite quando apertam as coxas por exemplo, o grau 2 é quando vêm poucos "furinhos" o grau 3 é quando a celulite é mais visível e profunda e por ultimo, o grau 4 é o grau severo de celulite onde se vê muita celulite à mostra e que por vezes a pele dói ou aparecem alguns caroços. 

Mas afinal, o que é a celulite e como aparece? A celulite é uma alteração nos tecidos que se encontram por baixo da nossa pele e que têm um aspecto semelhante à casca de laranja. A celulite aparece principalmente quando ocorrem alterações na circulação do sangue que leva a um aumento do tecido fibroso e a acumulação de alguma gordura e que deixa a pele irregular. A celulite aparece especialmente devido a dietas ricas em gorduras ou carbohidratos ou a maus hábitos alimentares, como comer muito à noite e não comer durante o dia o que facilita o armazenamento de gorduras favorecendo a formação e aparecimento da celulite. Consumir muito sal ou pouca água dificulta a troca de líquidos do organismo favorecendo a retenção de resíduos tóxicos.



Encontrei este esquema que explica como é que se forma a celulite e como é que tudo se processa. Há alguns alimentos que devemos evitar e alguns hábitos que devemos adoptar para prevenir a celulite, apesar de ser também um problema genético, podemos atenuar bastante com alimentos e com hábitos alimentares. Eu falo por experiência própria, quando decidi perder peso, a primeira coisa a incluir nos meus hábitos alimentares foi beber 2 a 3 litros de água por dia e isso fez imensa diferença na celulite e notei diferenças abismais. 

Os alimentos amigos para combater a celulite são o gengibre, frutas vermelhas, os espargos, o chá verde o limão. Para além de uma vida menos sedentária e com algum desporto, devemos combater a celulite com alguns cremes que ajudam a reduzir e atenuar o problema. Por exemplo, o gengibre acelera o metabolismo e tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, os espargos a cebola ou o alho por exemplo são ricos em silicio um mineral que estimula a produção de colagénio que dá elasticidade e firmeza a pele, ou as frutas vermelhas como o morango, framboesa, amoras, mirtilos, bagas de goji etc que eliminam os radicais livres - o que danifica os tecidos. O que me aconselharam foi a consumir cerca de 10 unidades por dia, é o suficiente e podem sempre incluir na vossa alimentação ao pequeno-almoço por exemplo. O chá verde desintoxica, acelera o metabolismo e tem acções anti inflamatórias para além de hidratar e ajudar a reduzir a casca de laranja. A juntar a isto, o melão, a melancia ou o abacaxi também ajudam a combater a celulite pois melhoram a circulação.

Mas então que alimentos provocam a celulite e que alimentos devemos evitar? Os refrigerantes e bebidas com gás são alimentos a evitar, bem como o sal ou alimentos ricos em sal, doces e chocolates, fritos, o café (quando tomado em excesso), carbohidratos refinados e o álcool. 

Para combater a celulite, nada como uma alimentação equilibrada e um estilo de vida mais saudável, com exercício fisico, muita água e podemos usar alguns cremes que ajudam a atenuar e a eliminar a celulite, principalmente as de nivel mais leve.