Foi precisamente há 5 anos que tomei uma das decisões mais importantes da minha vida, ser saudável. Estava acima do meu peso recomendado, bem acima, com 1.60m cheguei a pesar mais de 75kg em Maio de 2010, e em 2 anos consegui perder 25kg, passei do 44 ao 34... Este tema é um tema que me pedem para falar com muita frequência aqui pelo blog e hoje apercebi-me que esta Joana que vêm na fotografia de Maio de 2010 já não existe, e já lá vão 5 anos. Já falei várias vezes de como perdi peso, tanto no youtube onde já fiz vários videos dedicados a isso, tanto aqui no blog. O post de hoje é uma espécie de álbum de fotografias que demonstram a evolução e como tem sido a mudança não só a nível exterior mas também interior desde 2010 até aos dias de hoje. 











Em 5 anos mudei muito, desde o tom do cabelo, ao peso e à minha pele. Quando comecei a aprender a ser saudável, notei que ao ingerir mais vegetais e frutas, beber muita água tornaram a minha pele muito mais bonita e mais saudável. Aprendi a comer e comecei a gostar de praticar exercício. Comecei a interessar-me por uma vida mais saudável, não só por precisar, mas porque queria lutar pela minha saúde.

Passaram-se 5 anos, troquei as tabletes de chocolate por fruta, as carnes vermelhas por carnes magras, comecei a comer peixe, muito peixe e muitos legumes. Comecei a interessar-me por desporto, por saber comer e por saber controlar as doses. Não vivo constantemente em dieta, apenas adquiri novos hábitos alimentares que me fazem muito melhor, não só ao corpo, como à mente. Sempre acompanhada por um nutricionista e por uma médica de medicina interna e hoje posso dizer-vos que foi a melhor decisão que tomei.

É difícil sim, é difícil manter-nos motivadas, 25kg são muitos quilos principalmente os últimos que são os mais difíceis de perder, mas se tivermos o apoio das pessoas à nossa volta e se nos focarmos no nosso objectivo, conseguimos. Acreditem que se eu consegui, vocês também o conseguem fazer. Parte de vocês e todos os dias são dias perfeitos para o fazerem. 

Mais sobre este tema: