Uma das coisas que pode ser mais difícil durante as férias é de continuarmos a ser saudáveis e a termos uma alimentação equilibrada, até porque o ginásio está longe e nem sempre conseguimos praticar exercício fisico com tanta regularidade. Principalmente nos hotéis onde temos à nossa frente bolos, crepes com chocolate, bacon frito entre muitas outras coisas que podem ser o início de um deslize. 

Já aqui disse várias vezes que não devemos viver constantemente em dieta, até porque só vivemos uma vez e há coisas demasiado boas para não aproveitarmos, uma delas é a comida. No entanto há que fazer escolhas, durante os meus 15 dias fora em Ibiza, Formentera e Menorca não foi difícil manter a alimentação saudável pois já é um hábito que foi adquirido, no entanto sei que nem sempre é assim tão fácil para todas as pessoas.

Os pequenos-almoços não eram muito diferentes dos que tenho aqui em casa, até porque se há coisa que não dispenso são os meus cereais de manhã. Para quem começa o dia com pão por exemplo, opte sempre por pão mais escuro, de mistura ou cereais que contem mais fibras e ajuda a saciar por mais tempo e a regular o intestino, evitando inchaço abdominal por exemplo. Os pequenos-almoços de hotel podem ser um caos, é certo mas há sempre opções saudáveis, por exemplo nos fiambres optem por carnes magras e brancas como fiambre re peru ou de frango em vez de fiambre de porco, e nos queijos a história é a mesma, o queijo fresco é sempre uma boa opção para começar o dia. 

Tentem incluir ainda uma peça de fruta de manhã pois nas férias nem sempre temos tempo para comer tanta fruta e faz-nos falta. Evitem muitos sumos de fruta, não se esqueçam que podem conter açúcares extra e que um copo de sumo de laranja por exemplo são mais do que duas laranjas, acabamos por ingerir calorias em excesso. Um chá de manhã para acompanhar o pão com queijo fresco ou um café por exemplo é uma óptima opção e pode ser delicioso. Definam um dia da semana para cometerem a facadinha na dieta, como por exemplo umas panquecas ao pequeno-almoço com chocolate ou com fruta para ser uma facadinha menos forte. 

Se vão passar os dias na praia e levam comida de casa ou estão a pensar em "comer qualquer coisa por lá" o melhor mesmo é passarem num supermercado e preparem vocês um lanche, optem por pão de mistura ou cereais uma vez mais, queijo fresco de barrar e uma fatia de proteína (fiambre, queijo ou salmão por exemplo). Uma sugestão é ainda levar cenoura cortada aos palitos para irem comendo ao longo do dia, sempre é uma dose de vegetais que vamos ingerindo e um iogurte liquido para o final da tarde. Outras sugestões são saladas, como salada de atum com feijão frade apenas com um fio de azeite e vinagre e que é deliciosa para o verão, facil de levar e comer na praia. Tentem sempre levar uma garrafa de água também e lembrem-se que à noite devemos comer algo mais leve para a digestão ser mais rápida e fácil. As saladas, atenção aos ingredientes e aos molhos.

Se optarem por comer no bar da praia, há opções saudáveis como bifes com salada, saladas de frango etc. Aqui tenham em atenção aos molhos, peçam sempre à parte para conseguirem dosear e controlar melhor evitando calorias extra.

Estas são algumas das dicas que vos podem ser úteis estas férias, não vamos cometer deslizes, vamos aprender a comer e comer melhor. Saber fazer escolhas e comer um bocadinho de tudo, se estão em dieta, aí sim é algo mais rigoroso, mas há sempre espaço para um gelado por exemplo (os de fruta, são os melhores)