Quando é que foi a última vez que visitaram um museu? Ou que foram ao teatro? 

Acho que nunca tinha partilhado isto convosco, mas sempre fui uma apaixonada por história de arte. Aliás, era a minha disciplina favorita quando estava no secundário e chegou a ser um curso que ponderei tirar na altura de escolher a minha licenciatura. Acabei por seguir a área do design e da comunicação e mais tarde, do marketing . No entanto há paixões que têm de ser alimentadas e que nunca morrem, tal como a fotografia, a paixão por história de arte perdura. 



Se há coisa que eu mais gosto quando viajo é visitar palácios, castelos e alguns museus. No outro dia pus-me a pensar quando é que tinha sido a última vez que tinha sido "turista" no meu próprio país, ou neste caso, cidade. Quando era pequena, os meus pais faziam questão de fazer sempre um programa mais cultural ao fim-de-semana connosco: museus, teatro, cinema, palácios...  E confesso que tinha muitas saudades de o fazer. 



Fui até ao Palácio Nacional da Ajuda, acabou por calhar no primeiro fim-de-semana do mês de Fevereiro, pelo que a entrada foi gratuita. Aproveitei para mostrar ao Manel algo que é nosso e que ele não conhecia, um Palácio repleto de histórias, de coisas bonitas e de peças que me fascinam. Desde as pinturas, à arquitectura ou à história que se respira entre aquelas paredes maravilhosas. E isto faz-nos tanta falta, quando é que foi a última vez que visitámos um palácio ou um museu? Que trocámos o shopping pelo teatro ou trocámos as saídas à noite por uma boa noite de cinema? Sabemos que, infelizmente, a cultura em Portugal não é das áreas mais apoiadas, mas se não formos nós os primeiros a fazê-lo e a incentivá-lo, ninguém o fará por nós. 

A arte  e a história são fundamentais nas nossas vidas, preenche-nos, torna-nos mais ricos.