... de alguém que sofre de SGN.

O que é a SGN? Pois é a Síndrome da Gula Nocturna. Sou uma pessoa que tem uma alimentação equilibrada como sabem, faço os meus disparates de vez em quando como toda a gente (até porque se não for assim como é que conseguimos ser realmente felizes?!), mas quando chega a meia noite, mesmo apesar de estar satisfeita do jantar e sem fome, tenho sempre aquela vontade de petiscar qualquer coisa, mesmo por gula... daí o nome da Síndrome da Gula Nocturna.

Pois bem, estive a petiscar o assunto.. ai desculpem! Pesquisar! Estive a pesquisar o assunto e pelos vistos existe mesmo uma Síndrome da Fome Nocturna - pelo menos aqui em casa somos dois: eu e o meu pai que sofremos do mesmo mal. O que é certo que acabo sempre por comer coisas saudáveis, também não ataco logo doces, mas a verdade é que a vontade de petiscar é muita e é uma coisa incontrolável, acaba por se tornar mesmo num vício. Alguém mais sofre deste síndrome? Já li que "tem cura" e por isso mesmo deixo aqui algumas dicas para pôr em prática precisamente para tentar remediar este meu ataque de meia-noite ao frigorifico.

deitar cedo
Nos dias de hoje é uma piada, temos 1 milhão de coisas para fazer e os dias não esticam, mas vá, vamos fazer um esforço até porque só nos faz bem dormirmos pelo menos 8 horas por dia. Se nos deitarmos cedo, a probabilidade desta gula de meia-noite aparecer é mais baixa... digo eu! 


dizer adeus às tentações
... e ter apenas coisas saudáveis no frigorifico. Esta é fácil, pelo menos para mim! O problema é que acabo sempre por atacar a fruta, ou não fosse eu uma viciada em fruta! Mas bem, se tivermos coisas saudáveis em casa, e não conseguirmos resistir, a asneira vai ser mais pequena não é? Fruta, iogurtes, vegetais, fiambre, gelatinas etc. 

evitar alimentos com elevado índice glicémico
... a partir das 18h mais ao menos, pois aumentam a fome ou vontade de petiscar. Mas que alimentos são estes então? Ora bem, são precisamente os alimentos que digerimos rápido como aqueles que não possuem tantas fibras. O nosso corpo transforma-os facilmente em açucares que se acumulam no nosso corpo e que podem gerar gordurinhas indesejadas. Este tipo de alimentos aumentam a insulina, o que faz com que se depositem facilmente na forma de gordura. 

Para quem não sabe, o índice glicémico mede a capacidade que os carbohidratos têm de aumentar o açúcar no sangue. Além do mais, a forma como os alimentos são preparados também têm influencia, quanto mais processados forem (amassados, cozinhados, triturados etc.) mais fibra perdem e consequentemente o seu índice glicémico será maior tendo em conta o alimento original. Encontrei um post que explica na perfeição esta história toda do Indice Glicémico e que nos pode ajudar a perceber um pouco melhor esta questão e que nos fala dos alimentos que podemos e devemos evitar a partir das 18h da tarde. 

evitar a cafeína...
ora aqui está provavelmente o meu problema, tenho bebido imenso chá verde que por sua vez contém elevados valores de cafeína. A cafeína aumenta a ansiedade e por sua vez a gula, o que faz com que o ataque de meia-noite seja mais provável, certo? E quem diz chá verde, diz qualquer outro alimento ou produto que contenha cafeína - café, bebidas energéticas etc.

mais água
às vezes nada como enganar o estômago para afastar a gula. No meu caso já bebo imensa água, acho que não vai ajudar, mas ajuda a afastar a sensação de fome durante o dia, foi uma das dicas que o meu nutricionista me deu logo na minha primeira consulta. Portanto já sabem, às vezes nada como um ou dois copos de água para evitarmos a gula de meia-noite.

escovar os dentes
Pode parecer estranho mas resulta comigo, principalmente depois do almoço que é quando me dá a vontade de comer fruta. E como ando a ingerir fruta fora das refeições ajuda muito, principalmente porque o sabor da pasta de dentes fica na boca depois de a escovarmos e não temos vontade de comer nada a seguir, precisamente por não sentirmos tão bem o sabor dos alimentos. 

mais desporto, menos preguiça
e o fim-de-semana passado foi exemplo disso para mim. Foi o fim-de-semana todo cheio de actividades, o exercício físico ajuda-nos a dormir melhor, ficamos mais cansadas e afastamos se quer a possibilidade de levantarmos o rabo da cama e irmos até à cozinha petiscar. Sem desculpas, além do mais sabemos que nos faz lindamente, só estamos a ser preguiçosas e com a quantidade de oferta de modalidades, de aulas e de ginásios que há hoje em dia, é mesmo pura preguiça. Dou-vos a sugestão do Holmes Place que tem sempre imensas aulas diferentes, divertidas e que motivam bastante, precisamente para pormos em pratica uma das resoluções de ano novo que tem sido adiada, não é meninas? Váááá...

distracções
... ler um livro, ver um filme, ver uma série. Não pensar na gula nem na vontade de petiscar, tentarmos distrairmo-nos, bebermos um ou dois copos de água e pensarmos que isto é psicológico. Ao fim de uns minutos já não nos lembramos. Aliás, temos de pensar na nossa meta e nos nossos objectivos e se queremos emagrecer, petiscar à noite pode ser uma barreira. 

__
ph. The Coveteur