IMG_9566-3


 


Hoje trago-vos mais uma sugestão de um snack saudávelsem glúten e à base sobretudo de sementes e frutos secos que descobri há pouco tempo, as raw crackits. O que eu mais gosto nesta receita é precisamente o facto de ser super versátil e podemos variar, adaptando ao nosso gosto pessoal, eu por exemplo vou dar-vos a receita das crackers de bróculos mas podem trocar por qualquer outro legume ou vegetal de que mais gostem, as combinações são muitas e a base é sempre a mesma. Desde crackers de cenoura, de courgette, couve flor, beterraba. As opções são mais que muitas e podem facilmente adaptar esta receita. É uma receita que não leva farinha, ou ovos apenas frutos secos, vegetais e azeite, perfeita para acompanhar com chá verde a meio da tarde ou a meio da manhã e super deliciosa. Querem espreitar? 


 



IMG_9572-3


Pus-me na cozinha a fazer as minhas invenções e depois de ter provado umas raw crackits deste género tentei reproduzir em casa, acrescentando e retirando alguns ingredientes até que encontrei a minha receita de raw crackits favorita e que hoje partilho convosco.


 superline


ingredientes 


60 gr de amêndoas trituradas


10gr sementes girassol


85gr bróculos congelados


20gr de cenoura ralada


15gr de sementes linhaça


10gr sementes chia


1 colher de sobremesa de azeite virgem


sal 


orégãos


pimenta preta


alho em pó


superline 


let's do this



  • Começamos por pré-aquecer o forno a 200ºC;

  • Num processador de alimentos começo por triturar as amêndoas, os bróculos congelados e a cenoura; Depois junto as sementes de girassol, as sementes de linhaça, o alho em pó, o sal e a pimenta (meto a gosto), os orégãos e as sementes de chia e trituro um pouco mais, apenas para misturar bem os ingredientes todos e ficar com uma mistura homogenea. 

  • Numa tigela coloco a mistura e acrescento o azeite e com as mãos vou envolver tudo até que fique uma massa mais consistente. Estendo a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e coloco no forno durante cerca de 20 a 25minutos até ficarem crocantes, douradas e estaladiças;

  • Depois é só retirar do forno e esperar que arrefeça para cortar em rectângulos com a ajuda de uma faca grande ou um cortador da pizza. Depois coloco num frasco de vidro fechado e quando nos der aquela vontade de petiscar, é só atacar! Yummmy!