O fim-de-semana prolongado já lá vai e soube super bem. Uns dias fora da agitação e da confusão da cidade para irmos até ao Sul, matarmos saudades do verão e voltarmos aos lugares que tanto nos dizem. A ideia era aproveitarmos o bom tempo que se fazia prometer para o fim-de-semana, partimos na sexta-feira de manhã porque ainda tivemos de fazer umas paragens de trabalho pelo meio, mas ao final do dia chegámos a um dos meus lugares favoritos do Algarve, Lagos. Quem me segue pelas redes sociais pode acompanhar esta nossa mini-trip pelas praias e pelo sul do país e hoje reúno numa espécie de best of alguns dos melhores momentos do fim-de-semana, com dicas de sítios que não podem deixar de visitar e alguns dos meus locais favoritos.
# praia do canavial
Gosto muito da praia do Canavial, é uma praia selvagem super gira e diferente, especialmente se procuram algum sossego. Foi por aqui que começámos o fim-de-semana e passámos o dia de sábado. O acesso à praia é feito no meio das rochas, através de umas escadas que foram feitas nas rochas e passamos no meio da vegetação, é uma das praias mais giras e com um ambiente super giro. Uma praia com algum vento por vezes, mas perfeita para uns bons banhos e longe da multidão.
# praia do estudante
Também é conhecida como a Praia da Formosa e é uma praia menos turística, comparando com o Camilo ou com a praia da D.Ana, o que a torna ainda mais especial, a praia do estudante fica perto da praia da Batata e tem um pequeno areal bem abrigado pelas rochas - perfeita para os dias de mais vento. Podem encontrar dois túneis que ligam esta praia a uma praia mais pequena e outro que liga à praia da Batata.
# praia da dona ana
Foi uma das praias que mais polémica gerou, especialmente no último ano. A praia da D.Ana não era uma praia pequena, mas com o verão e com a quantidade de pessoas que escolhiam a D.Ana, decidiu estender-se o areal e acabou por destruir um pouco da paisagem natural, no entanto é uma praia que vale a pena conhecerem e que é uma das mais conhecidas na zona de Lagos.
# meia praia
Para quem gosta de ter muito espaço na praia para estender a toalha, a meia-praia é a praia certa para vocês. São cerca 4km de um areal imenso e que é perfeito para quem gosta de dar longos passeios pela praia. É uma praia um pouco ventosa, no entanto apanhámos uns dias maravilhosos, especialmente Domingo onde o vento não apareceu e tornou o dia de praia ainda mais maravilhoso.
# praia do camilo
a praia escolhida para o último dia e de todas elas, a minha favorita. É uma praia que vale mesmo a pena visitarem, precisamente pela sua beleza natural. O acesso à praia é feito através de uma escadaria em madeira e cá de cima podem ver a meia-praia, a água azul turquesa, os barcos e os passeios de canoa que passam por aqui. Um lugar mágico que gosto sempre de visitar, seja em que altura do ano fôr. É uma praia bem pequenina, especialmente quando está maré-cheia e no verão é praticamente impossível estendermos a toalha, no entanto se forem logo de manhã são capazes de apanhar um cantinho de areia. Se não conseguirem, só a vista vale a pena a visita. É a praia de eleição especialmente nas alturas de menos afluência turística, até porque é uma praia bem abrigada e perfeita para os primeiros dias de praia em que queremos aproveitar o calor ao máximo.
# barrigada
no que toca a comida, o barrigada é um dos restaurantes mais conhecidos de lagos e um dos melhores no que toca a peixe fresco. Nada melhor do que um peixe grelhado ao final da tarde e este é um dos locais de eleição para o efeito. Acaba por ser muito turístico é verdade, aliás, passámos por lá no domingo e estava cheio. O peixe grelhado aqui é perfeito e a salada algarvia, um verdadeiro sonho
# ribeira do poço
na verdade fica fora de Lagos, fica em Vila do Bispo mas desde que descobrimos a Ribeira do Poço, graças aos meus pais, que cada vez que vamos a Lagos temos SEMPRE de fazer o seguinte plano: ir ver o pôr do sol a Sagres e jantar na Ribeira do Poço. Porquê? Primeiro porque se há coisa de que mais gosto é de ver o pôr do sol sentada nas rochas no Cabo de S.Vicente e depois porque descobri as melhores lapas de Portugal. É uma marisqueira que até agora nunca nos desiludiu e que pelos vistos é muito conhecida nesta zona precisamente por ter sempre marisco sempre fresco de qualidade e muito, mas muito bem confeccionado. Sou louca pelas lapas, sou mesmo! Outra coisa que aconselho a 200‰ são os mexilhões em azeite e alho, absolutamente deliciosos. Para juntar à festa as sobremesas nunca mais acabam e são todas bem diferentes e deliciosas - destaque para a torta de alfarroba e limão. Já foi a terceira vez que lá fomos e certamente vamos voltar, sempre que possível.
Aconselho-te a experimentar a Pestisqueira " A Oficina" na Mexilhoeira Grande. https://www.facebook.com/PetisqueiraAOficina/?fref=tsUm petisco melhor que o outro, tambem sou apaixonada por Lagos!
ResponderEliminar