Sabemos que as nossas vidas são sempre uma correria e nem sempre conseguimos tomar conta do nosso corpo e da nossa alimentação como gostaríamos. Andamos sempre de um lado para o outro e há fases de mais trabalho que acabamos por comer desequilibradamente, precisamente porque não temos tempo, há dias que todos os segundos contam, não é? Contudo, precisamos de energia para continuarmos a fazer um bom trabalho, para nos mantermos concentradas no que estamos a fazer e hoje deixo-vos com 8 dicas que vos vão ajudar a comer de forma mais saudável independentemente do nosso grau de trabalho. São coisas simples que devem incluir na vossa rotina e que vão fazer imensa diferença.
# organização
Tudo começa aqui, os meus pais sempre me ensinaram que sem organização não conseguimos fazer nada bem feito e de facto isto aplica-se a tudo na nossa vida. Na nossa alimentação, se formos organizadas e planearmos bem as coisas, é menos provavel que as coisas corram mal. Aproveitarmos o fim-de-semana para organizarmos as refeições para a semana por exemplo é uma forma de conseguirmos comer de forma mais saudável, ir alternando com pratos de carne e peixe e planearmos as compras de supermercado com alimentos saudáveis, evitando que haja um break repentino a meio da semana e que nos faça cair na tentação de comer algo que não queremos: legumes, vegetais, carne, peixe, fruta, frutos secos, leguminosas. Agora que o verão vem aí, as saladas tornam-se muito mais apeteciveis e podemos facilmente preparar ao jantar numa dose dupla que dê para o almoço do dia seguinte. Outra coisa que costumamos fazer aqui em casa é sopa, normalmente fazemos sempre em grandes quantidades, acabando sempre por safar durante aqueles dias que chegamos mais tarde ou até mesmo para levarmos connosco - assim sabemos que pelo menos os vegetais e os legumes vamos comer.
Já estamos cansadas de saber que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, no entanto as manhãs são sempre uma correria e nem sempre temos tempo para nos sentarmos à mesa para comer. Neste aspecto eu levanto-me sempre mais cedo a contar precisamente com o tempo para comer o pequeno-almoço, é a minha refeição favorita e que não dispenso nunca, pelo que prefiro sempre ir deitar-me mais cedo (sempre que possivel) e acordar com tempo para conseguir comer com calma e recarregar baterias para o resto do dia. Além do mais, o facto de não tomarmos um pequeno-almoço equilibrado vai aumentar a probabilidade de chegarmos ao almoço esfomeadas e de passarmos o resto do dia a petiscar.
# snacks saudáveis
Por vezes acabamos por conseguirmos levar sopa, umas saladas ou comer num local com opções equilibradas, mas o que nos estraga o resto do dia são os snacks e os lanches da manhã e do meio da tarde. Se não tivermos nada à mão então, pior ainda. Porque não preparar os snacks saudáveis para levar connosco? Palitos de cenoura, ovos cozidos, iogurtes com semetes, uma pela de fruta, gelatinas sem acucar, são tudo coisas fáceis de levarmos e que matam a fome. Eu por exemplo ando sempre com uma caixinha com frutos secos, um ovo cozido, uma peça de fruta ou palitos de cenoura. Facilita muito e evita tentações. Se não tivermos nada à mão ou se nos esquecermos da nossa "lancheirinha" dos snacks, nada como olharmos à nossa volta e optarmos pelas opções mais saudáveis, normalmente as máquinas de vending hoje em dia já têm opções mais equilibradas como barras de cereais, frutos secos, iogurtes entre outras.
# trabalhar & comer, not an option
E porquê? Porque nem sempre o facto de sermos multi-facetadas é bom para nós. Comermos à secretária nunca foi uma boa opção, por vezes acabamos por comer demasiado rápido e não apreciamos aquela pausa preciosa que é a hora de almoço. Sempre vi as refeições como momentos sagrados, mesmo que só tenhamos 15 minutos para comer, devem aproveitar para o fazerem noutro espaço que não envolva o trabalho, agora com o bom tempo, uma esplanada pode ser perfeito para apanharmos um pouco de ar e de descontrairmos antes de voltarmos a pôr as mãos à obra.
# eat & meet
almoços de negócios podem ser outra opção, precisamente por que nos conseguem arrancar do escritório e apesar de ser trabalho acabamos por apanhar ar, mudar de ambiente e espairecermos um pouco e desta forma sabemos que pelo menos nos vamos sentar a comer e vamos ter uma boa refeição a meio do dia. Hoje em dia qualquer restaurante tem opções saudáveis e mais equilibradas pelo que não há desculpa: saladas, grelhados em vez de fritos, sopas e até mesmo os pratos principais e as entradas já começam a ser mais equilibradas e já começamos a ter muitas opções por onde escolher.
# água, muita água
Esta é provavelmente a dica mais fácil de cumprir, se nos habituarmos a beber pelo menos 1,5l de água todos os dias, já é meio caminho andado. A água e o chá verde, foram dois hábitos que consegui introduzir no meu dia-a-dia desde que decidi mudar o estilo de vida e que fez toda a diferença: elimina toxinas, ajuda a manter-nos hidratadas, ajuda a eliminar a retenção de líquidos, hidrata a pele, enfim... Sabemos que os benefícios da água são mais do que muitos e se se habituarem a andar com uma garrafa ou um cantil atrás e se o conseguirem beber inteiro todos os dias, vão ver as diferenças. Se tivermos a garrafa de água à mão, torna-se mais fácil de nos lembrarmos que temos de beber água. Se não, podem sempre optar por algumas ajudas extra, já há apps com alertas que nos relembram ao longo do dia que temos de beber água
# a hora da família
... sem dúvida alguma os jantares. Infelizmente andamos sempre a correr e o único momento que conseguimos estar em família é ao jantar e sem dúvida que é a altura do dia de que mais gosto para estar com a família. Normalmente comemos sempre sopa ao jantar para começar, foi algo que sempre fez parte da nossa rotina e as sopas preparadas em casa são sempre deliciosas, acabamos por controlar os ingredientes e podemos variar: ervilhas, cenoura, tomate, agriões, espinafres, bróculos.. enfim as opções são mais que muitas.
# stick to the list
ir ao supermercado sem fome é meio caminho andando para evitarmos tentações extra, outra dica que dou sempre é optarmos por fazer sempre uma lista de alimentos de que realmente precisamos e que faltam, cá em casa anda sempre à volta do mesmo: ovos, iogurtes, carne, peixe, fruta, legumes, vegetais, gelatinas, frutos secos são as coisas que compramos com mais frequência e sempre que possivel, optamos por comprar em mini-mercados e mercados que sabemos que os legumes, as frutas e os vegetais têm muito mais sabor e onde a escolha é mais limitada - evitamos sair da nossa lista de compras e trazer coisas que não devemos.
__
ph.I am a food blog
Sem comentários
Enviar um comentário