72470_10151485532718901_1929525597_n.jpg


 


Sim, estás sempre a tempo de mudar!


 


Hoje venho falar-vos de algo muito pessoal, venho contar-vos a história de alguém que me inspira desde pequena e por quem tenho um amor gigante: a minha avó. Quem convive diariamente comigo e me conhece, sabe que eu e a minha avó somos como unha e carne até porque foi ela que me criou e que cuidou de mim quando era pequena, até entrar para a escola e continuou sempre a fazer parte da minha vida: a ir buscar-me ao colégio todos os dias até entrar na faculdade e não nunca fui daquelas adolescentes na idade do armário com vergonha de dizer aos amigos que a minha avó me ia buscar à escola, até porque tinha o maior prazer nisso. 


 



 


Acho que todas as minhas amigas e colegas conhecem a minha avó, tanto no Bom Sucesso como nos Maristas chegava sempre mais cedo e acabava por ir para o café conversar com Dona Emília ou fazer amizades com as vigilantes. Sabia sempre que, fossem 14h, 15h, 16h ou 16h30 ela estava lá, à minha espera com um sorriso enorme por me ver e com um abraço gigante todos os dias para me dar. Havia até professores que por vezes a viam e me avisavamque ela já lá estava, mesmo antes da minha última aula do dia começar. Não há nada como ter uma melhor amiga assim, sempre fui muito mimada por ela, mas acima de tudo sempre me soube educar da melhor amneira, seguindo sempre aquilo que os meus pais queriam para mim. Mas no meio disto tudo, porque é que vos venho falar dela hoje? Pois bem, porque todos nós temos uma história para contar e hoje quero muito que conheçam a história da minha avó. 


 


uma história de mudança


 


A avó Randinha, o nome carinhoso que lhe dou desde pequena, fumou durante ANOS e ANOS e ANOS. E o vício foi ficando até há cerca de 5 anos atrás, quando lhe foi diagnosticado um efizema pulmonar. O médico que sempre nos acompanhou deu-lhe um ultimato, até porque sabemos perfeitamente que o tabaco só traz coisas más para a nossa saúde e seria algo de esperar de alguém que fumou durante anos. Sou uma neta babada porque conseguiu deixar de o fazer, é uma história de força de vontade mesmo! Uma história incrivel porque na verdade já tinha tentado deixar de fumar variadíssimas vezes, tantas que lhes perdeu a conta. Depois disto, sabemos que quando deixamos de fumar há uma tendência para engordar e na verdade, foi o que aconteceu. Acabou por começar a comer mal e ter uma alimentação muito desequilibrada - estilo a que eu tinha há anos atrás. Se lhe perguntarem quais são as suas perdições? Coca-cola, batatas fritas e chocolates! Sounds familiar?! Pois bem, o aumento de peso e o efizema pulmonar acabaram por começar a atrapalhar-lhe a mobilidade e a respiração e este ano esta Avó com A grande decidiu mudar o seu estilo de vida, mudar a alimentação e ser uma nova Avó. Confesso que ninguém, mesmo ninguém na nossa família acreditava que iria conseguir cumprir o plano da nutricionista durante mais do que uma semana e porquê? Pois bem porque não gosta de fruta, não gosta de legumes, não gosta de vegetais... ou seja nada do que seja saudável portanto era dificil certo?


 


Foi um grande desafio e que tenho o prazer de estar a acompanhar esta grande mudança desde Janeiro até hoje. Ver a minha Avó aos 76 anos a comer um iogurte com nozes pela primeira vez, a habituar-se a tomar o pequeno-almoço (sim, não o fazia nunca, se o fazia era um café apenas), a trocar as sandes de batatas fritas dos seus lanches por frutas e a trocar as sopas de pôr a colher em pé por sopas de legumes, saladas e vegetais, carnes magras grelhadas... acreditem que foi uma GRANDE vitória. Mesmo! Aliás, como é que alguém que sempre viveu a comer o que bem quer e lhe apetece (fritos, guisados, cozidos, estufados), decide agora mudar por completo? É caso para estar babada. Mas atenção, houve algo que ela pediu LOGO à nutricionista para não lhe cortar: o chocolate! E claro que continua a comer chocolate, soube apenas foi adaptar as quantidades, porque tal como eu eram kg e kg de chocolate por dia. Aprendeu a gostar de chocolates com maior percentagem de cacau, beber refrigerantes, comer fritos e outras coisas que adora pontualmente e saber apreciar esse momento. 


 


Queria partilhar convosco esta grande vitória, já lá vão 10 kilos, com treinos de 20 minutos diários na passadeira e um sorriso cada vez mais rasgado nos lábios. Decidi partilhar a história dela porque é bem mais inspiradora do que a minha, porque são 76 anos de alguém que não tinha muita força de vontade e que desistia facilmente. Estamos todos orgulhosos, não há nada mais delicioso do que ver alguém a lutar por uma vida mais saudável, para estar connosco durante muitos mais anos. E digo-vos que dá gosto de a ouvir falar agora, hoje ligou-me toda contente porque ia finalmente comprar calças que as delas caem-lhe pelas pernas abaixo. Dá gosto de a ouvir dizer-me ao telemovel que já me liga porque está na passadeira, ou ligar-me a pedir dicas e sugestões para o jantar ou almoço. Ela é linda, é uma Avó com A Grande.