morning.jpg


 


Pois bem os 25 anos estão a 24 horas de chegarem, é já amanhã que me preparo para entrar na casa dos 25. Um quarto de século já cá canta e a verdade é que tem sido um quarto de século cheio de lições, umas melhor adquiridas que outras mas a verdade é que todas elas fazem parte de mim. Nunca tinha dedicado um post exclusivo à minha família - pais, avós, tios - amigos e professores e aproveito o meu último dia com 24 anos para partilhar algumas "lições" que os meus mais pais, amigos e professores me ensinaram.


 



 


Sempre fui uma pessoa muito emotiva e dada às pessoas. Uma pessoa que dá muito valor às palavras que são usadas e há coisas que me marcam, estas são algumas das palavras, conselhos e frases que me marcaram e que não queria deixar de partilhar convosco.


 


# NUNCA DESISTAS DOS TEUS SONHOS


Seja entrar numa determinada faculdade, seguir uma determinada profissão ou visitar um determinado lugar. Nunca desistir e lutar sempre por ele. 


 


# HÁ SEMPRE TEMPO PARA TUDO


Mas para isso é preciso sermos organizadas, termos as coisas bem planeadas e vamos conseguir fazer tudo o que queremos. Só temos de nos saber organizar e estabelecer prioridades.


 


# PRIMEIRO O TRABALHO, DEPOIS O LAZER


Uma frase muuuuuito ouvida por mim, especialmente quando tinha TPCs de Matemática e queria ir para os ensaios de teatro no AnimArte. A verdade é que esta foi daquelas lições que foi tanto "água mole em pedra dura.." que hoje em dia é uma das minhas máximas e o que me faz ser mais organizada e saber estabelecer prioridades.


 


# PENSAR ANTES DE FALAR


Como dizem os brasileiros "já me ferrei" várias vezes por ser uma verdadeira tagarela e por dizer muitas coisas que não queria. Falar de cabeça quente nunca é bom e é uma das coisas em que ainda hoje estou a trabalhar para melhorar. Mas é uma das frases e um conselho que o meu pai me dá muuuuuitas vezes. 


 


# SÊ FIEL A TI MESMA, SEMPRE


Provavelmente uma das coisas mais importantes nesta vida, sermos honestos. Não há nada como conseguirmos ser honestos e não é só com os amigos ou com os outros, é também connosco. Sermos fiéis ao que somos, ao que gostamos e ao que nos ensinaram. Uma máxima que defendo sempre e que me foi passada pela minha mãe. Honestidade, acima de tudo. 


 


 # PROCURA SEMPRE O LADO POSITIVO DAS COISAS


Pode parecer um verdadeiro cliché, mas a verdade é que a vida está cheia de coisas menos boas e há tentar ver sempre tudo de uma forma positiva. A vida vai por-nos à prova muitas e muitas vezes e não podemos nem desistir nem nos podemos ir abaixo. Infelizmente já passei por momentos que nunca pensei passar e sem dúvida que não é fácil vermos o lado positivo das coisas quando achamos que não há mesmo nada de positivo na situação. Agarrem-se às coisas boas, vão ver que são mais fortes do que pensam. 


 


# NÃO JULGUES


Uma coisa que é tãããão dificil. Estamos constantemente a julgar, a comentar tudo e a criticar tudo e mais alguma coisa. Nunca estamos contentes com nada, nem satisfeitas. Não nos faz bem, de todo e é uma coisa em que temos todos de trabalhar. 


 


# VIVE O QUE É REAL


E não o que gostávamos de viver. Aprender a dar valor ao presente, ao aqui. Seja bom ou seja menos bom, aprender que tudo o que acontece na nossa vida nos torna mais fortes, seja obrigar-nos a tomar decisões, a por-nos à prova ou a encaminhar-nos para um outro "rumo". 


 


# CONSEGUES FAZER SEMPRE MELHOR DO QUE PENSAS


Provavelmente uma frase que ouvimos do PT ahaha. Estou a brincar, foi uma frase que ouvi muito dos meus professores ao longo de todo o meu percurso, seja na infantil com as "digitintas" à faculdade com os trabalhos finais e até mesmo agora com a tese de mestrado. A verdade é que conseguimos fazer melhor e não nos devemos conformar com "um primeiro rascunho" ou com algo mediano. Se sabemos que conseguimos ser melhores, porque não? 


 


# AGRADECE, SEMPRE


Aprender e saber agradecer sempre, sobretudo pelos gestos mais simples e que nem sempre são valorizados. Agradecer com palavras, com um sorriso, com um gesto, com um abraço. 


 


# NUNCA DEIXES MORRER A CRIANÇA QUE HÁ EM TI


Algo que a minha mãe me passou, aprender a ter sempre um pé no céu e outro na terra. Quando éramos crianças sonhávamos muito mais do que hoje em dia, não sei se por falta de tempo ou se por começarmos a ter mais alguma noção da realidade, mas a verdade é que devemos sempre procurar um equilibrio e nunca deixarmos morrer a criança que há em nós. Seja em sonhos, em brincadeiras, em acreditar no impossível... 


 


# SABER ENFRENTAR AS CONSEQUÊNCIAS


Parece que estou a ouvir o meu pai a dizer "Joana, tens de saber enfrentar as consequências" seja por falar antes de pensar, ou por ter estudado menos para um teste [quem nunca?!], por ter pegado no telemovel a conduzir ou andado de comboio sem bilhete. Seja a nivel profissional ou pessoal, um conselho que serve para tudo e que faz parte deste processo que é crescer. Sabermos enfrentar as consequências.


 


 # ESTABELECE HORÁRIOS 


Sempre fui muito certinha no que diz respeito a horas, não gosto de chegar atrasada nem gosto de ficar à espera. No que toca a trabalho e organização, nada como estabelecer horários para que tudo fique planeado e conseguirmos agendar melhor todas as tarefas que temos para fazer. Foi uma das coisas que aprendi com os meus pais e é uma das formas de me manter organizada.


 


# CUMPRE A TUA PALAVRA


 SEMPRE! É uma das lições mais importantes e algo que ao longo do tempo vamos dando cada vez mais valor e percebendo a sua importância.


 


# NUNCA SABES TUDO


E talvez por isso é que tenha este bichinho de estar constantemente a querer saber mais, pesquisar e querer informar-me sobre tudo e mais alguma coisa. Não só a nível profissional mas também no que diz respeito a situações da vida. Uma das coisas de que mais gosto é de ouvir histórias de pessoas mais velhas, de vivências e de como ultrapassaram várias fases, situações e etapas da vida, adoro aprender e nada como aprendermos com a sabedoria de quem sabe mais do que nós.


 


# CUIDA DAS RELAÇÕES


 Amizade, família, namorado. Hoje em dia, parecendo que não com tantas redes sociais é muito dificil manter as amizades "cara-a-cara", passamos a vida nos grupos de What'sApp mesmo quando estamos na presença de um grupo de amigos, estamos a conversa com outros ou simplesmente deixamos de combinar tantos planos juntos por causa desta proximidade "virtual". É um dos principais desafios e algo que, confesso que com tanto trabalho e correria do dia-a-dia acabamos por nos desleixar. Algo a melhorar agora com 25 anos.