Já estamos cansadas de saber que devemos proteger a pele do sol, que o sol danifica e afecta as nossas células e que é o principal causador do envelhecimento precoce da mesma. Sim, devemos usar protector solar o ano inteiro e quando chega a altura da praia, devemos reforçar o uso de protector solar para evitarmos as queimaduras solares, os conhecidos escaldões. Sabemos que são prejudiciais à nossa pele, mas será que conhecemos realmente o que fazem a longo prazo?
Sou louca por praia, sim, mas não deixo de ter cuidados com o sol. Apesar de ter uma pele que bronzeia com muuuuita facilidade, não dispenso NUNCA de protecção solar. Eu sei que a minha "cor de verão" mais parece a cor de alguém que não usa qualquer tipo de protecção, mas não, a verdade é que uso e estou constantemente a aplicar e reaplicar precisamente por saber os danos que podem causar à pele. Além do mais, hoje em dia sabemos que o sol está cada vez mais perigoso, lembro-me de ter lido há uns anos que só em Portugal há cerca de 10 mil novos casos de cancro de pele por ano, sim leram bem 10 mil! A verdade é que nem sempre aplicamos protector solar, muito menos 365 dias por ano e agora no verão andamos sempre de um lado para o outro ou não damos pelo tempo passar e esquecemo-nos de reaplicar as vezes necessárias, o que resulta muitas vezes numa pequena queimadura solar (a.k.a escaldão). Por vezes pode ser pequenino e passar no dia seguinte, mas na verdade são coisas que se vão reflectir no futuro porque as queimaduras solares resultam precisamente na diminuição da espessura da nossa pele, o que por sua vez, a deixa mais sensível e mais frágil e mais propícia ao aparecimento de sinais, manchas no rosto e no resto do corpo e em casos mais graves, os melanomas.
A verdade é que não nos podemos esquecer que tudo o que fazemos fica gravado na nossa pele e por isso é que é preciso estarmos sempre atentas a novos sinais, manchas na pele e outros problemas que possam aparecer e que se forem detectados a tempo, melhor. Por vezes podem não ser nada de especial, mas a verdade é que estou sempre atenta a este tipo de sintomas, apesar de adorar praia e de ter os cuidados necessários, estou especialmente atenta aos sinais da minha pele. Podemos aproveitar o sol, a praia mas sempre com os cuidados necessários e é sempre melhor prevenir do que remediar, até porque os danos na pele são irreversíveis.
Sem comentários
Enviar um comentário